O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 8 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Municípios de Goiás

União Brasil cresce e controla cidades com quase metade do eleitorado goiano

Partido do governador Ronaldo Caiado é o que mais conquistou prefeituras nas eleições deste ano, em Goiás

Postado em 3 de novembro de 2024 por Bruno Goulart
União Brasil cresce e controla cidades com quase metade do eleitorado goiano
Foto: Governo de Goiás

Pelo jeito, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, tem o que comemorar. O resultado das eleições municipais deste ano em Goiás trouxe um expressivo fortalecimento para o União Brasil (UB), seu partido, que agora terá influência direta sobre 97 das 237 cidades goianas. Esse avanço representa um salto de 30 prefeituras em relação ao último pleito, quando o partido conquistou 67 administrações municipais.

As cidades agora governadas pelo União Brasil concentram cerca de 2,4 milhões de eleitores, quase metade do eleitorado de Goiás, estimado em 5.126.435 eleitores pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO).

Leia mais: Enem 2024: Presidente Lula anuncia aumento de 27% em inscrições do exame 

Historicamente dominante no cenário municipal, o MDB, do vice-governador Daniel Vilela, viu seu número de prefeituras aumentar ligeiramente para 47, enquanto o PL, que se alinha ao ex-presidente Jair Bolsonaro, assumirá o comando de 27 cidades, e o PP, de 26. 

União Brasil à frente

Essa configuração coloca o União Brasil, o MDB e o PL como os três principais partidos à frente das administrações locais em Goiás, revelando uma nova composição de forças políticas para os próximos anos.

A influência do União Brasil também se reflete no orçamento que o partido deverá administrar em 2025. Segundo o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), o montante projetado para os municípios governados pelo partido de Caiado é de aproximadamente 30,14 bilhões de reais. 

Já o MDB, que liderará cidades com menor densidade populacional, deve gerir cerca de 7,32 bilhões, enquanto o PL, 5,73 bilhões. Essa divisão de recursos aponta para uma influência crescente do União Brasil, consolidando-o como protagonista da gestão municipal em Goiás, em um cenário que ainda envolve fortemente o MDB e o PL, alinhados às forças de Caiado, Vilela e Bolsonaro.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também