Google lança PIX por aproximação para usuários de sua carteira digital
O PIX por aproximação estará disponível em todo o Brasil nos próximos anos, com liberações antecipadas em alguns bancos
O Google anunciou nesta segunda-feira (5) o lançamento do PIX por aproximação, uma nova funcionalidade disponível para clientes de sua carteira digital. Agora, os usuários poderão realizar pagamentos apenas aproximando o celular de uma máquina de cartão, facilitando ainda mais o uso do PIX no dia a dia.
O evento de lançamento ocorreu na sede do Google em São Paulo e contou com a presença de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil. Durante o evento, Campos Neto destacou que a nova função busca eliminar barreiras para aqueles que ainda não adotaram o PIX. “Muitas pessoas preferem o cartão de crédito pela simplicidade da aproximação. Agora, o PIX oferece a mesma facilidade”, explicou.
Como funciona o PIX por aproximação
Com a nova função, o processo de pagamento com PIX por aproximação se torna semelhante ao método já usado nos cartões de crédito:
- O cliente informa ao lojista que deseja pagar via PIX por aproximação.
- O lojista seleciona essa opção na maquininha de cartão.
- O cliente autoriza o pagamento com reconhecimento facial ou senha.
- O celular é aproximado da máquina, e o cliente confirma o valor e a transação.
Essa novidade está inicialmente disponível para clientes de bancos como C6 Bank, PicPay e Itaú Unibanco, que podem vincular suas contas à carteira digital do Google.
Lançamento antecipado e fases de liberação
Embora o PIX por aproximação tenha previsão de estar amplamente disponível a partir de fevereiro de 2025, algumas instituições financeiras decidiram antecipar a funcionalidade. O PicPay, por exemplo, começou a liberar o serviço nesta segunda-feira (5), com sua maquininha sendo a primeira a aceitar o novo método de pagamento. A transição para o PIX por aproximação será gradual, com todas as maquininhas PicPay habilitadas até o final deste mês.
O Itaú Unibanco também aderiu à nova função, permitindo que os clientes de sua carteira digital possam usar o PIX por aproximação nas maquininhas da Rede. A liberação completa ocorrerá nas próximas semanas, e todos os correntistas do Itaú terão acesso ao recurso.
Novidades no sistema PIX
Além do PIX por aproximação, outras funcionalidades recentes foram anunciadas pelo Banco Central. Na semana passada, entrou em vigor o PIX Agendado Recorrente, que permite aos usuários agendar pagamentos de valores fixos para serem feitos automaticamente no mesmo dia de cada mês. Essa modalidade é útil para pagamentos a autônomos, como terapeutas, diaristas e personal trainers.
Em outubro, o Banco do Brasil também começou a testar o PIX por aproximação com um grupo restrito de correntistas em Brasília e São Paulo. O sistema do banco, entretanto, exige que o cliente abra o aplicativo antes de realizar a transação, diferentemente da integração automática oferecida pela carteira digital do Google.
Simplicidade e segurança nas transações
Para compras de até R$ 200, os clientes podem realizar o pagamento com o PIX por aproximação de forma rápida, apenas conferindo o valor na maquininha e abrindo o app do banco. Compras acima desse valor exigem a autenticação biométrica ou senha de login, além da senha transacional. Isso garante mais segurança nas transações, mantendo a simplicidade que o sistema busca oferecer.