Goianos ajudam a conter passageiro em surto durante voo
O passageiro entrou em surto e tentou abrir a porta da aeronave
Dois goianos, Marcelo Ribeiro e Everaldo Torres Cordeiro, foram os protagonistas de uma ação heroica durante um voo da Copa Airlines, na madrugada de terça-feira (5), após um passageiro entrar em surto e tentar abrir a porta da aeronave. A confusão aconteceu a cerca de 20 minutos do pouso, quando o avião estava se aproximando da Cidade do Panamá.
De acordo com os relatos dos passageiros, o incidente começou quando o homem, em aparente surto, ameaçou uma aeromoça com uma faca de plástico, usada para cortar alimentos durante o serviço de bordo. “Ele tentou fazer a aeromoça de refém com a faca. Quando ele se aproximou dela, eu fui o primeiro a agir, me coloquei na frente e tentei segurá-lo”, contou Marcelo Ribeiro.
Marcelo entrou em luta corporal com o passageiro para impedir que ele abrisse a porta do avião. O passageiro, aparentemente descontrolado, falava em espanhol, mas suas palavras eram incoerentes. “Fui até lá, tentei conversar com ele, ele soltou a aeromoça e foi em direção à porta. Aí, segurei ele, entramos em luta corporal e mais quatro passageiros vieram ajudar”, lembrou Marcelo.
ASSISTA O VÍDEO – AQUI
A confusão, que envolveu gritos e pânico durou mais de 20 minutos. Durante esse tempo, os passageiros conseguiram controlar o homem, que só foi entregue às autoridades de segurança quando o avião pousou. O comandante da aeronave havia sido informado da situação de emergência e comunicou ao controle aéreo, solicitando assistência ao chegar ao aeroporto.
Everaldo Cordeiro, que também ajudou a conter o passageiro, ressaltou o impacto psicológico do incidente. “A situação foi muito rápida e pegou todo mundo de surpresa. Foi uma cena feia, porque, além de segurá-lo, os passageiros também machucaram o homem. Isso demonstra o despreparo da companhia para lidar com esse tipo de situação”, afirmou.