Mortes por câncer terão um aumento de 89,7% até 2050
Em nações com baixo IDH, a mortalidade por câncer pode quase triplicar até 2050, com um aumento de 146,1%
Um estudo divulgado na terça-feira (5) prevê um aumento significativo nos casos e mortes por câncer até 2050. De acordo com a pesquisa, o número de mortes relacionadas à doença deve crescer 89,7% até esse ano, em comparação com 2022. Além disso, os casos de câncer deverão aumentar em 76,6% nas próximas décadas, em relação ao mesmo período. As projeções foram publicadas no JAMA Network Open.
O estudo estima que o total de casos de câncer atinja 35,3 milhões até 2050, um aumento em relação aos 20 milhões registrados em 2022. A quantidade de mortes também deve crescer, com 18,5 milhões de óbitos previstos, contra 9,7 milhões no ano passado.
Uma das conclusões mais significativas da pesquisa é que os países com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) deverão enfrentar um aumento drástico tanto na incidência quanto nas mortes por câncer. Em nações com baixo IDH, a mortalidade pode quase triplicar até 2050, com um aumento de 146,1%. Já nos países com IDH muito alto, o aumento será bem mais modesto, de 56,8%. A incidência da doença seguirá um padrão semelhante, com um aumento de 142,1% em países de baixo IDH, em contraste com o crescimento de 41,7% nos países de alto IDH.
Sexo e tipo de câncer
No que diz respeito ao sexo, os homens já apresentaram maior incidência e mortalidade por câncer em 2022, e essa diferença tende a se ampliar, com um aumento projetado de até 16% até 2050. O estudo também aponta que o câncer de pulmão continuará sendo o mais comum, tanto em termos de novos casos quanto de mortes, com previsões de que ele represente 13,1% dos novos diagnósticos e 19,2% dos óbitos por câncer em 2050.
Outros tipos de câncer que devem ter um aumento significativo na incidência incluem o colorretal, de mama, de próstata, de pele não melanoma, de fígado, de estômago, de bexiga, de tireoide e de pâncreas. Já as principais causas de morte, além do câncer de pulmão, devem ser os cânceres colorretal, de fígado, de estômago, de mama, de próstata, de pâncreas, de esôfago, colo de útero e leucemia.
A pesquisa foi realizada com base em dados populacionais de 2022 de 185 países e territórios, obtidos do banco de dados do Global Cancer Observatory. Foram analisados 36 tipos de câncer, e os dados foram segmentados por sexo, idade, região, país ou território e IDH.