O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Alego

Deputado propõe isenção de ICMS para medicamentos em Goiás

Projeto de lei propõe isenção de ICMS para medicamentos de tratamento da DMD

Postado em 7 de novembro de 2024 por Yago Sales

Na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o deputado Gustavo Sebba (PSDB) apresentou o projeto de lei nº 23207/24, que visa isentar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre medicamentos utilizados no tratamento da distrofia muscular de Duchenne (DMD). A medida pretende reduzir o custo de medicamentos essenciais para o tratamento dessa condição rara e progressiva.

A distrofia muscular de Duchenne é uma doença genética caracterizada pela falta de distrofina, uma proteína crucial para a saúde dos músculos. A ausência dessa proteína leva a uma fraqueza muscular progressiva, o que impacta gravemente a qualidade de vida dos pacientes.

Leia mais: Líder do governo explica mudança no regime do Ipasgo e assegura pagamento aos profissionais

O tratamento precoce é fundamental para retardar a evolução da doença e melhorar a condição dos pacientes.

O deputado Sebba, ao justificar a proposta, ressaltou a importância de tornar o acesso aos medicamentos mais acessível, dada a alta demanda e o custo elevado desses tratamentos.

A proposta, que visa beneficiar principalmente as famílias que enfrentam dificuldades financeiras, agora será encaminhada para avaliação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Alego. Se aprovada, a medida poderá representar um avanço significativo no cuidado de pacientes com DMD em Goiás.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também