O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 22 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Corte de gastos

Ministro ameaça deixar governo caso haja cortes na previdência social

Carlos Lupi, ministro da Previdência Social, afirmou que sairá caso qualquer medida implique em “tirar direito adquirido”

Postado em 7 de novembro de 2024 por Thiago Borges
Ministro ameaça deixar governo caso haja cortes na previdência social
Carlos Lupi, ministro da Previdência Social Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou que deixará o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caso a previdência social seja afetada pelos cortes estudados pelo governo. Segundo ele, sua saída ocorrerá se houver qualquer medida que implique “tirar direito adquirido” ou reduzir o salário mínimo.

“Quem tem que doar algo nesse processo é quem tem muito, não quem não tem nada. Como vai pegar a Previdência? A média salarial das pessoas é R$ 1.860. Vou fazer o que com isso? Tirar direito adquirido? Não conte comigo. Vou baixar o salário? Não conte comigo. Vou deixar de ter ganho real (no salário mínimo)? Não conte comigo. Se isso acontecer, não tenho como ficar no governo”, declarou Lupi ao jornal O Globo.

Leia mais: Alckmin diz que comérico com EUA “tem tudo para crescer” após eleição de Trump

Apesar das preocupações, Lupi acredita que o governo não mexerá nesses direitos. Ele defende a cobrança “dos grandes devedores” e a taxação de grandes fortunas como alternativas de arrecadação. O ministro enfatizou que despesas obrigatórias, como as da previdência, não podem ser cortadas.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também