O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 14 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
educação

Prefeitura de Goiânia inicia cadastro antecipado para estudantes novatos

As famílias que já possuem o cadastro e estão aguardando vaga precisam atualizar os dados, pois a fila de espera é encerrada ao final do ano

Postado em 14 de novembro de 2024 por Luana Carvalho
As famílias que já possuem o cadastro e estão aguardando vaga precisam atualizar os dados, pois a fila de espera é encerrada ao final do ano. | Foto: Reprodução

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), abre na próxima segunda-feira (18/11) o período de cadastro antecipado para interessados em vagas nas unidades de ensino da rede municipal. O processo será totalmente online e será uma etapa obrigatória para quem deseja pleitear vagas em Escolas, Centros de Educação Infantil (CEIs) e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).

A primeira fase do cadastro, permitirá que as famílias façam a inscrição para concorrer a uma vaga nas unidades educacionais de Goiânia. O formulário está disponível no portal da SME, deve ser preenchido até o início da pré-matrícula, que ocorrerá em dezembro para as escolas e em janeiro para os Cmeis e CEIs. A etapa de pré-matrícula será realizada entre os dias 10 de dezembro e 7 de janeiro, conforme o tipo de vaga.

Quem já possui cadastro, mas ainda está na fila de espera, precisa atualizar seus dados, pois a lista de espera será encerrada ao final do ano. O processo de atualização é igualmente realizado de forma online e deve ser feito dentro do prazo estabelecido.

Realização do cadastro

O procedimento para realizar o cadastro é simples e envolve três etapas principais:

1. Informações do Candidato: O responsável deve preencher dados pessoais da criança, como nome, CPF, número do SUS, telefone e endereço, além de dados do responsável, incluindo nome, CPF e grau de parentesco.

2. Comprovação de Trabalho: Nessa etapa, o responsável deve indicar se é trabalhador, autônomo ou se recebe algum benefício como o Bolsa Família ou o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Dependendo da situação, será necessário anexar documentos comprobatórios, como contracheque, carteira de trabalho ou extrato do INSS.

3. Dados Socioeconômicos: As famílias também devem fornecer informações sobre a situação socioeconômica, como renda, tipo de moradia, acesso a serviços básicos e à internet.

Após o preenchimento, o sistema gerará um número de protocolo, que deve ser guardado para acompanhamento. Em caso de beneficiários do Bolsa Família ou BPC, a validação das informações poderá ser feita nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).

Confirmação de dados

Caso haja a necessidade de validação das informações de grupos prioritários, os responsáveis poderão se dirigir a uma das CREs para concluir o cadastro. As CREs estão localizadas em várias regiões de Goiânia e contam com canais de atendimento telefônico.

Confira abaixo os endereços e contatos das CREs para confirmação dos dados:

– CRE Brasil de Ramos Caiado
Telefone: 62 3558-5681 / 3558-5684
Endereço: Rua Professor Lázaro Costa, Q.167, Lt.10 – Cidade Jardim

– CRE Central
Telefone: 62 3524-1664 / 1729 / 1730
Endereço: Rua 243, Q.77, Lts.26-29 – Leste Universitário

– CRE Jarbas Jaym
Telefone: 62 3524-1720 / 1722
Endereço: Rua C-75, QD. APM, Lt. APM – Setor Sudoeste

– CRE Maria Helena Batista Bretas
Telefone: 62 3524-2490 / 2491
Endereço: Avenida Goiás Norte, Q. 68, Lt.01 – Setor Urias Magalhães

CRE Maria Thomé Neto
Telefone: 62 3524-5622 / 2202 / 5636
Endereço: Rua C-165, Qd.588, Lt. APM – Nova Suíça

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também