Nesta quinta-feira (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu as credenciais de oito novos embaixadores. A cerimônia começou às 9h30, com a apresentação do embaixador da Argentina, Guillermo Daniel Raimondi, e terminou com a entrega dos documentos pelo embaixador do Panamá, Flavio Gabriel Méndez Altamirano, por volta das 11h30. Também foram habilitados os representantes de sete países, incluindo Argélia, Paquistão e Etiópia.
A entrega das cartas credenciais é uma formalidade importante para o início da atuação dos diplomatas no Brasil. Sem essa cerimônia, o embaixador não pode representar oficialmente seu país em eventos e audiências no Brasil. A prática faz parte do processo de agrément, uma consulta diplomática que deve ser realizada pelos governos.
Leia mais: “A economia vai dar certo”, diz Lula em apelo aos poderes
Apesar do atentado ocorrido na noite anterior, o presidente manteve sua agenda. Francisco Wanderley Luiz, responsável pelos atentados na Praça dos Três Poderes, morreu após detonar explosivos. A Polícia Federal investiga o caso, enquanto o ministro Alexandre de Moraes atribui o ato à polarização política.
Ainda nesta tarde, Lula embarca para o Rio de Janeiro para a Cúpula do G20.