Argentina é único país do G20 a não aderir Aliança Global contra fome
Proposta é de autoria do governo brasileiro
A Argentina foi o único país do G20 a não aderir à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa promovida pelo Brasil para criar uma plataforma internacional que capte recursos destinados a financiar políticas de transferência de renda em países de renda baixa ou média-baixa.
A Aliança foi lançada nesta segunda-feira (18) na cúpula do G20, no Rio de Janeiro, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A iniciativa já conta com a adesão de 81 países, além da União Africana, União Europeia, instituições financeiras, organizações internacionais e entidades filantrópicas, totalizando 147 membros fundadores.
Leia mais: Milei é recebido por Lula no G20
A decisão da Argentina ocorre em meio ao aumento da pobreza no país, que ultrapassou 50% da população nos primeiros seis meses do governo de Javier Milei. Além disso, cortes de verbas para os comedores populares resultaram no fechamento de dezenas de restaurantes que forneciam alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade.
A adesão está aberta desde julho de 2024, permitindo que outros países se juntem à Aliança a qualquer momento. Entre os membros estão nações como Uruguai, Ucrânia, Suíça, Nigéria, Angola, Colômbia, Jordânia e Líbano. A expectativa é que a estrutura de governança esteja operacional até 2025.
Com informações da Agência Brasil