Rinovírus é o principal causador de SRAG em crianças e adolescentes
Em 2024, a SRAG causou 9.726 óbitos e foram notificados 158.788 casos em todo o país
O Boletim InfoGripe da Fiocruz revela que o rinovírus continua sendo o principal causador de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças e adolescentes até 14 anos, especialmente nos estados das regiões Norte e Nordeste. Por outro lado, a Covid-19 segue predominando entre os idosos.
A pesquisadora Tatiana Portella, do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz) e do InfoGripe, destaca que, embora haja um alerta relacionado ao rinovírus e à Covid-19 em alguns estados e faixas etárias, as hospitalizações por esses vírus têm mostrado uma tendência de queda ou estabilidade na maioria do país.
“Na última atualização do Boletim InfoGripe, observamos uma redução nos novos casos de SRAG no cenário nacional, além de uma queda ou estabilização dos casos na maioria dos estados”, afirma Tatiana.
No estado do Rio de Janeiro, o aumento de casos de SRAG é notado em quase todas as faixas etárias, sendo o rinovírus a principal causa entre as crianças e adolescentes até 14 anos, e a Covid-19 entre os idosos.
No entanto, a Fiocruz observa que, com exceção da população idosa de 50 a 64 anos, os casos de SRAG no estado já mostram sinais de desaceleração no crescimento. Em 2024, a SRAG causou 9.726 óbitos e foram notificados 158.788 casos em todo o país.