O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
Racismo no Futebol

Três torcedores são detidos por suspeita de ofensas racistas

Os torcedores são acusados de fazer “expressões discriminatórias que atacaram a integridade moral” dos jogadores, além de realizar “gestos imitando símios”

Postado em 23 de novembro de 2024 por Leticia Marielle
Três torcedores são detidos por suspeita de ofensas racistas. | Foto: Divulgação

A Polícia Nacional da Espanha prendeu três pessoas, incluindo um menor de idade, por proferirem insultos racistas contra os jogadores Lamine Yamal e Raphinha, do Barcelona, durante o El Clásico no estádio Santiago Bernabéu, em outubro, quando o Barça venceu por 4 a 0. A informação foi divulgada neste sábado (23).

Os detidos são acusados de fazer “expressões discriminatórias que atacaram a integridade moral” dos jogadores, além de realizar “gestos imitando símios”, como descrito no comunicado da polícia. A agressão ocorreu após o Barcelona marcar um gol, durante a celebração dos jogadores na arquibancada, momento em que vários torcedores fizeram gestos ofensivos e proferiram insultos racistas contra Yamal e Raphinha.

Esses atos foram registrados por outros espectadores, por dispositivos móveis, e pela própria operadora de televisão responsável pela transmissão do jogo, o que fez com que as imagens se espalhassem rapidamente nas redes sociais.

A investigação foi iniciada após denúncias da Liga Profissional de Futebol e dos clubes envolvidos na partida. A polícia contou com o apoio dos serviços de segurança do Real Madrid para identificar os suspeitos. Após uma análise detalhada das imagens, os investigadores localizaram a área do estádio onde os indivíduos estavam e conseguiram identificar os responsáveis.

Em meados deste mês, a Polícia Nacional lançou uma operação para localizar os suspeitos, o que resultou nas prisões de três homens, um deles menor de idade. Eles foram detidos por crimes contra a integridade moral e posteriormente apresentados à autoridade judicial.

Vale ressaltar que o atacante brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid, já denunciou diversas ofensas racistas de que foi vítima por parte de torcedores espanhóis, o que resultou em pelo menos duas condenações.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também