O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
VAGA EM UTI

Idoso morre em Goiânia enquanto aguardava vaga de UTI determinada pela Justiça

Aposentado faleceu após esperar transferência para UTI durante cinco dias

Postado em 23 de novembro de 2024 por Micael Silva
Idoso morre em Goiânia enquanto aguardava vaga de UTI Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Idoso morre em Goiânia enquanto aguardava vaga de UTI Foto: Reprodução/TV Anhanguera

O aposentado Severino Ramos Vasconcelos Santos, de 63 anos, faleceu neste sábado (23), em Goiânia, enquanto aguardava vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele é a terceira pessoa a morrer na cidade à espera de atendimento em uma semana.

Severino deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Itaipu após sofrer uma queda que fraturou fratura no fêmur. Durante a internação, o estado de saúde piorou, evoluindo para anemia, broncopneumonia, embolia pulmonar e insuficiências respiratórias. Ele ficou internado na unidade por cinco dias.

Na sexta-feira (22), a Justiça determinou que o paciente fosse transferido para um leito de UTI em até quatro horas. A decisão foi baseada em relatório médico que indicava suspeita de tromboembolismo pulmonar (TEP) e necessidade urgente de suporte intensivo. A Justiça também localizou que, na falta de leitos públicos, o paciente fosse internado em hospital particular com custos cobertos pelo SUS.

Leia mais: Mulher morre de dengue hemorrágica enquanto aguardava vaga na UTI

A primeira da idosa, Lúcia Cleide Leão, relatou que uma família recorreu ao Ministério Público para tentar acelerar a transferência. Segundo ela, a decisão judicial não foi cumprida a tempo, e Severino faleceu às 7h15 deste sábado. “A gente tentou de tudo. Não consegue evitar isso”, disse.

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informou que Severino estava sob os cuidados da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS). Segundo a SES, apesar de o mapa de leito indicar vagas disponíveis, a regulação considera a gravidade e o perfil dos pacientes.

Os hospitais normativos da SES incluem o Hospital Geral de Goiânia (HGG), voltado para casos eletivos ortopédicos, o Hospital de Doenças Tropicais (HDT), com foco em doenças infectocontagiosas, e o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugol), que atendem prioritariamente pacientes sepulturas do pronto-socorro.

A decisão judicial prévia multa de R$ 5 mil por hora de descumprimento, limitada a R$ 50 mil. Estado e município foram intimidados, mas a transferência não ocorreu.

A SES afirmou que a busca por vagas continuava até o momento do óbito. A nota completa está disponível ao final do texto.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também