Em dez dias de operação os furtos e assaltos em comércio reduziu em até 40%
Desde o dia 14 ao dia 21 de novembro foram contabilizados oito assaltos em comércios goianos, enquanto isso, durante o mesmo período do ano de 2023 foram 15 casos, uma redução de 46,7% das ocorrências
Desde a terceira semana de novembro, a Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) executa a operação Natal Integrado em solo goiano com objetivo da redução de furtos e assaltos em comércios goianos no fim do ano. De acordo com um novo balanço da SSP-GO em dez dias de operação, a incidência dos crimes no Estado é de até 40% das ocorrências.
Segundo o relatório, desde o dia 14 ao dia 21 de novembro foram contabilizados oito assaltos em comércios goianos, enquanto isso, durante o mesmo período do ano de 2023 foram 15 casos, uma redução de 46,7% das ocorrências. Já em relação aos furtos, o órgão relata que foram 10,1% menores com 222 ocorrências em 2024 contra 247 subtrações no mesmo período do ano de 2023.
Pelo entendimento da pasta, isso se deve a um reforço de 40% das forças de segurança pública em áreas de alta concentração de lojistas e consumidores como na região Central, Bairro Campinas e região da Rua 44. Entre as forças que atuam na operação estão as polícias Militar, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros, além de apoio das polícias Federal e Rodoviária Federal.
Leia mais: Dia internacional para a eliminação da violência contra as mulheres é celebrado hoje (25)
Além disso, a operação vem como meta do governo de levar mais segurança ao comércio goiano durante as festividades de fim de ano. Ao todo, serão 45 dias de atividades das forças de segurança que contabilizam desde o início da operação no início de novembro. Para o secretário de Segurança Pública, Renato Brum, este resultado inicial já é uma amostra positiva da ação. “Este primeiro balanço já mostra que estamos promovendo segurança ao comerciante e aos clientes”.