Extração de pequi em Goiás cresce 21,8% em 2023
O estado alcançou mais de 3 mil toneladas do fruto no ano passado
Em 2023, Goiás extraiu 3,7 mil toneladas de pequi, conforme dados da edição de novembro do Agro em Dados. O aumento de 21,8% em relação ao ano anterior representa um recorde histórico na produção do fruto, que é um dos ícones culturais do estado. De acordo com a pesquisa Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVS) 2023, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em setembro, a extração de pequi gerou R$ 5,65 milhões em valor de produção, representando 37,1% do total gerado pela extração vegetal no estado.
O pequi é um fruto típico na culinária de Goiás e Tocantins. Seu cheiro forte e intenso é usado também na indústria de cosméticos. A estudante de jornalismo, Camila Domingos, disse que é quase uma tradição comer arroz com pequi em qualquer reunião familiar, pelo menos uma vez no ano. “Já é muito enraizado na cultura, até criancinhas na minha família já come do pequi”, disse Camila. A expansão da cultura de pequi foi fundamental para o aumento significativo na extração dos produtos alimentícios.
A culinária goiana contêm bastante a presença do fruto, desde pratos salgados como em misturas com arroz e frango, além de pratos doces como o sorvete de pequi. Este é um fruto que não se deve roer, pois tem espinhos entre o caroço e a polpa. A polpa do pequi pode também ser consumida crua ou usada em conservas, é uma fruta com variedade de opções na culinária e bastante típica de Goiás.