O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 27 de novembro de 2024
Lamentável

Orca Keto morre após 29 anos em cativeiro

Causa da morte não foi divulgada

Postado em 26 de novembro de 2024 por Otavio Augusto
Orca Keto em cativeiro. Foto: Divulgação

A orca Keto, que viveu toda a sua vida em cativeiro, morreu no último domingo (24) aos 29 anos no Loro Parque, localizado em Tenerife, nas Ilhas Canárias, Espanha. A causa da morte ainda não foi divulgada. Keto fazia parte do grupo de parques aquáticos SeaWorld e realizava apresentações performáticas desde o nascimento.

Segundo comunicado oficial do Loro Parque, Keto vinha apresentando sinais de desconforto nos dias que antecederam sua morte. A equipe veterinária do local tentou diversas medidas para estabilizar o quadro, mas não obteve sucesso. Após a morte, um exame patológico completo foi conduzido com o apoio de especialistas da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria. Os resultados devem ser divulgados em até uma semana.

Trajetória da orca Keto

Keto passou a vida em cativeiro, onde foi treinada para interagir com o público em espetáculos e conviveu diretamente com os funcionários do parque. Em 2009, a orca esteve envolvida em um incidente grave ao atacar um de seus treinadores, que acabou falecendo.

De acordo com informações publicadas pelo Daily Mail, a orca demonstrava sinais de comportamento fora do padrão em cativeiro, como morder concreto, o que causou desgaste nos dentes, e flutuar sem rumo, indicando tédio ou estresse.

O Loro Parque informou que 21 veterinários participaram da necropsia para esclarecer as causas da morte. O parque afirmou ainda que Keto era considerada uma “embaixadora de sua espécie”, um título dado para sensibilizar o público sobre a conservação de orcas.

 

Orca Keto morre
Orca Keto morre. Foto: Divulgação

Keto é mais um exemplo de orcas que passaram suas vidas inteiras em ambientes artificiais e sob treinamento intensivo para espetáculos públicos.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também