O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Mundo

Tensão na Coreia do Sul após aeronaves chinesas e russas sobrevoarem zona de defesa aérea

O incidente ocorre em um contexto de tensões geopolíticas, com crescente rivalidade entre as potências militares do Pacífico.

Renata Ferrazpor Renata Ferraz em 29 de novembro de 2024
Coreia do Sul
Foto: Reprodução/ Bandeira da Coreia do Sul

A Coreia do Sul entrou em estado de alerta nesta sexta-feira (29), depois que aeronaves militares da China e da Rússia realizaram voos em sua zona de defesa aérea. O incidente levou Seul a enviar caças para monitorar a situação. De acordo com um oficial do Estado-Maior Conjunto (JCS) sul-coreano, onze aeronaves foram identificadas durante o episódio, sendo cinco chinesas e seis russas. O incidente ocorreu entre as 9h35 e 13h53 (horário local).

Embora as aeronaves não tenham violado o espaço aéreo sul-coreano, elas entraram na zona de identificação de defesa aérea (Kadiz), uma área onde aeronaves estrangeiras devem se identificar para evitar possíveis incidentes militares. O Kadiz não é considerado um espaço aéreo territorial, mas uma região delimitada para fins de segurança. Em resposta, às Forças Armadas da Coreia do Sul tomaram medidas táticas, deslocando caças para a área em preparação para qualquer emergência.

Leia mais: Hackers chineses teriam invadido telefones de Trump e aliados, diz jornal

Desde 2019, autoridades da Coreia do Sul acusam a China e a Rússia de realizar voos regulares nas proximidades da Kadiz, o que tem gerado crescente preocupação na região. Até o momento, Pequim e Moscou não se pronunciaram oficialmente sobre o episódio. O incidente ocorre em um contexto de tensões geopolíticas, com crescente rivalidade entre as potências militares do Pacífico.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também