O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Emendas em pauta

STF forma maioria para manter liberação das emendas

Flávio Dino, relator do caso, autorizou pagamento que estava travado desde agosto

Thiago Borgespor Thiago Borges em 2 de dezembro de 2024
STF forma maioria para manter liberação das emendas
Foto: Rosinei Coutinho/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta segunda-feira (2) para manter a decisão do ministro Flávio Dino, que autorizou a retomada dos pagamentos de emendas parlamentares. A medida marca um avanço na liberação dos repasses que estavam suspensos desde agosto.

Além de Dino, que é relator do caso, votaram favoravelmente o presidente do STF, Roberto Barroso, e os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Gilmar Mendes e Dias Toffoli. Os demais magistrados têm até as 23h59 de terça-feira (3) para registrar seus votos no plenário virtual.

Leia mais: Equipe de transição foca em “bons projetos” que podem ser continuados

A sessão extraordinária, realizada de forma virtual sem debates, foi convocada por Barroso a pedido de Dino. Segundo o presidente da Corte, o pedido foi aceito devido à “fundamentada excepcionalidade do caso”, que demandava uma decisão célere.

Os repasses estavam suspensos por decisão anterior de Dino, que exigia maior transparência na destinação das emendas. Com a nova liberação, ele responde às pressões de deputados e senadores, o que pode destravar votações importantes para o governo no Congresso.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também