O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
lei marcial no país

Governo do Brasil emite nota sobre crise política na Coreia do Sul

“Que os problemas sejam resolvidos de forma pacífica”

Otavio Augustopor Otavio Augusto em 3 de dezembro de 2024
Foto de Capa 89 1
Lula e Yoon Suk Yeol. Foto: Divulgação

O governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações Exteriores, divulgou nesta terça-feira (3) uma nota sobre os recentes desdobramentos políticos na Coreia do Sul. O Itamaraty afirmou que acompanha de perto a situação após o presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol, decretar e, posteriormente, revogar um estado de lei marcial no país.

Na nota oficial, o Brasil manifestou expectativa de que os problemas sejam resolvidos de forma pacífica, com respeito aos direitos humanos, às instituições democráticas e ao Estado de Direito. “O governo do Brasil reafirma a confiança no diálogo como caminho para soluções que assegurem a normalidade institucional e a paz na Península Coreana”, informou o comunicado.

A pasta também confirmou que, até o momento, não há relatos de incidentes envolvendo cidadãos brasileiros na Coreia do Sul.

Política na Coreia do Sul

A lei marcial decretada por Yoon Suk Yeol substituía leis civis por normas militares, ampliando o poder do Executivo. O presidente alegou que a medida era necessária para “limpar elementos pró-Coreia do Norte” no país.

Contudo, a decisão foi revogada poucas horas após ser derrubada pela Assembleia Nacional, em uma votação que demonstrou oposição significativa no Parlamento. O presidente respeitou o resultado e voltou atrás na medida.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também