O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Crise das enchentes

Monumentos homenageiam voluntários das enchentes no Rio Grande do Sul

Monumento aos Voluntários Anônimos

Postado em 4 de dezembro de 2024 por Otavio Augusto
Monumento no Rio Grande do Sul. Foto: Divulgação

O Rio Grande do Sul recebeu nesta semana a inauguração de uma obra em homenagem aos voluntários que participaram do resgate e acolhimento de vítimas das enchentes que atingiram o estado em maio deste ano. A instalação artística, batizada de Monumento aos Voluntários Anônimos, foi inaugurada na última segunda-feira (2) no parque do Pontal, na zona sul de Porto Alegre, que abrigou uma das principais bases de resgate durante a tragédia.

Homenagem no Rio Grande do Sul

A obra, criada pelo artista plástico goiano Siron Franco, apresenta 30 silhuetas humanas de mãos dadas e mede 27 metros de comprimento por 2 metros de altura. A idealização foi do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), que optou por um artista de fora do estado como forma de reconhecer a solidariedade vinda de diversas regiões do Brasil.

De acordo com Paola Coser Magnani, presidente do IEE, o monumento reflete o impacto da união de esforços individuais. “Neste local, registramos a força de cada indivíduo que ajudou a salvar vidas e amenizar o sofrimento durante as enchentes”, disse.

Siron Franco destacou a honra de participar da homenagem. “Foi uma oportunidade única de reconhecer o papel dessas pessoas que se dedicaram ao próximo em um momento tão crítico”, afirmou. O artista também relembrou sua conexão com Porto Alegre, onde realizou suas primeiras exposições há cinco décadas.

O parque do Pontal, que ocupa a área de um antigo estaleiro, foi transformado em um ponto estratégico de acolhimento durante as enchentes, com instalações provisórias para atender moradores de Porto Alegre e municípios vizinhos como Eldorado do Sul e Guaíba. Além de voluntários, a força-tarefa contou com bombeiros, policiais e um hospital de campanha.

As enchentes elevaram o nível do lago Guaíba a mais de 2 metros acima da cota de inundação, afetando gravemente a capital gaúcha e suas regiões vizinhas. Fotografias de cordões humanos, formados para salvar vidas e reduzir danos, inspiraram o conceito da obra no parque do Pontal.

Próxima homenagem

No dia 11 de outubro, um novo monumento será inaugurado na orla ao lado da Usina do Gasômetro, no centro de Porto Alegre. A obra, intitulada Heróis Voluntários, é assinada pelo artista gaúcho Ricardo Cardoso e terá 6,2 metros de comprimento e 4 metros de altura.

A escultura, financiada pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), retrata em tamanho real um barco com a silhueta de doze pessoas e dois animais, representando voluntários e atingidos pelas enchentes.

Monumento nas enchentes. Foto: Divulgação

O local da instalação foi a primeira base de resgate na capital durante as enchentes, onde equipes ofereceram suporte médico, distribuição de roupas e alimentos, e até serviços veterinários para animais resgatados.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também