O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Série A

Série A chega ao fim: Veja como terminou a tabela da Série A

Diante de um Estádio Nilton Santos lotado e tomado por uma torcida em êxtase, o Botafogo confirmou o favoritismo

Postado em 8 de dezembro de 2024 por Matheus Santana
Botafogo garante o título após um jejum de 29 anos | Foto: Vítor Silva/Botafogo

Diante de um Estádio Nilton Santos lotado e tomado por uma torcida em êxtase, o Botafogo confirmou o favoritismo e venceu o São Paulo por 2 a 1 neste domingo (8), conquistando o título do Campeonato Brasileiro pela terceira vez em sua história. Savarino e Gregore marcaram para o Alvinegro, enquanto William Gomes descontou para o Tricolor. O título encerra um jejum de quase três décadas na competição e coroa uma temporada brilhante, que também incluiu a classificação inédita para a Libertadores.

Empurrado pela torcida, o Botafogo começou o jogo buscando a posse de bola e tentando furar a defesa do São Paulo, que entrou com um time reserva. Apesar do controle, as chances claras demoraram a surgir. Aos 36 minutos, o esforço foi recompensado: Igor Jesus aproveitou um erro na saída de bola tricolor e serviu Savarino, que marcou com uma bela cavadinha, abrindo o placar.

O gol deu ainda mais confiança ao Glorioso, que quase ampliou antes do intervalo. Alex Telles e Igor Jesus pararam em grandes defesas do goleiro Jandrei, mantendo o placar apertado.

Na segunda etapa, o Botafogo continuou soberano, mas não transformava o domínio em gols. O castigo veio aos 30 minutos, quando Marlon Freitas perdeu a bola na defesa, e William Gomes empatou para o São Paulo, trazendo tensão ao Nilton Santos.

Mesmo com o empate garantindo o título, o Botafogo buscou mais e foi recompensado nos acréscimos. Aos 46 minutos, Gregore aproveitou um erro de Jandrei para marcar o gol da vitória e selar a conquista depois de um jejum de 29 anos.

O Botafogo volta a campo para o Mundial de Clubes, onde enfrenta o Pachuca na próxima quarta-feira (11). Já o São Paulo encerra sua temporada e inicia as férias, focando na preparação para 2025.

Classificados para Libertadores

O Brasil contará com oito representantes na próxima edição da Libertadores. Seis equipes garantiram vaga por meio do Campeonato Brasileiro, além do campeão da Copa do Brasil e do atual vencedor da Libertadores 2024, o Botafogo.

Entre os classificados pelo Brasileirão estão Palmeiras, Fortaleza, Internacional e São Paulo. O Corinthians que ficou em sétimo na tabela e o Bahia em oitavo, também garantiram uma vaga, mas para a pré-Libertadores. Essa etapa é dividida em três fases, onde os times se enfrentam em séries definidas a partir de sorteio realizado pela Conmebol. Cada série é definida em jogos de ida e volta. A primeira fase preliminar é disputada entre seis times, dos quais três avançam para a etapa seguinte do torneio.

Já o Flamengo carimbou sua vaga ao conquistar o título da Copa do Brasil. Com isso, o país terá uma forte presença na competição continental, liderada pelo Botafogo, que buscará defender seu título.

Sul-Américana

Na Sul-Américana o Brasil também tem seis vagas garantidas, entre elas estão os cubes: Cruzeiro, Vasco, Vitória, Atlético-MG, Fluminense e Grêmio. As vagas vão da sétima até a 12ª colocação, mas como duas vagas se abriram para a pré-Libertadores, Fluminense que estava em 13ª e Grêmio em 14ª ficaram com uma vaga na Sul-Américana.

Rebaixados

A última rodada da Série A começou sem chances alguma para Cuiabá, Atlético-GO e Criciúma, apenas o 17º Bragantino tinha capacidade de escapar do rebaixamento. O time paulista fez seu dever de casa e venceu o Cricíuma no confronto direto por 5 a 1.

Além do RB Bragantino, o Fluminense também brigava para não cair, e a vitória em cima do São Paulo garantiu a permanência do clube carioca na Série A. Com esses resultados o RB Bragantino colocou o Athletico-PR em uma situação complicada, agora o Furacão precisava vencer o Atlético-MG para se manter na elite.

Nesse momento a última vaga da zona do rebaixamento estava entre o Galo e o Furacão, então o Atlético-MG marcou no fim do segundo tempo e empurrou o Athletico-PR para a 17ª posição, garantindo sua vaga na segunda divisão de 2025.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também