O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 13 de janeiro de 2025
SAÚDE MASCULINA

Urinar em pé ou sentado? Estudo explica a posição mais saudável para o homem

Pesquisa destaca vantagens para a próstata e higiene ao adotar a prática

Postado em 13 de dezembro de 2024 por Thais Aires

Quando o assunto é urinar sentado, muitos homens hesitam, seja por hábito ou por considerarem a prática “feminina”. No entanto, estudos e especialistas têm mostrado que essa posição pode ser mais do que uma questão de conforto — ela pode beneficiar a saúde e melhorar a higiene.

Pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Leiden, na Holanda, descobriram que urinar sentado facilita o esvaziamento completo da bexiga, especialmente para homens com problemas urinários. Isso ocorre porque, ao se sentar, os músculos da pélvis e da coluna relaxam, reduzindo a pressão na bexiga e promovendo uma micção mais eficiente.

Essa prática se torna ainda mais importante com o avanço da idade. A hiperplasia prostática benigna (HPB), condição comum em homens acima dos 50 anos, pode dificultar a passagem da urina pela uretra. Segundo o urologista Caio Henrique Rios Borduque, a posição sentada é particularmente benéfica nesses casos, pois alivia a tensão na próstata e melhora o fluxo urinário.

Uma pesquisa realizada pela YouGov, com 7 mil homens de 13 países, revelou que o hábito de urinar sentado varia bastante entre as culturas. Na Alemanha, por exemplo, 40% dos homens afirmaram sempre urinar sentados, enquanto no México, 36% relataram nunca adotar essa posição. Embora o Brasil não tenha sido incluído no levantamento, a prática parece ser menos comum no país.

Higiene como um benefício adicional

Além de melhorar o esvaziamento da bexiga, urinar sentado também é considerado mais higiênico. A prática reduz respingos e mantém o banheiro mais limpo, algo que tem levado países como a Alemanha a promover campanhas para incentivar os homens a adotarem a posição. Lá, é comum encontrar placas e até sensores que desestimulam o uso do vaso sanitário de pé.

O médico urologista, Caio Borduque ressalta, no entanto, que a higiene em banheiros públicos é fundamental. Ele recomenda o uso de desinfetantes ou papéis descartáveis para cobrir o assento antes de utilizá-lo. Já o médico Drauzio Varella esclarece que não há risco de contrair infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) apenas pelo uso de banheiros públicos, mas alerta para o contato com superfícies contaminadas, que pode causar outras doenças, como hepatite A.

E os jovens, precisam mudar o hábito?

De acordo com especialistas, homens jovens e saudáveis podem continuar urinando em pé, já que não enfrentam os mesmos desafios relacionados à próstata que os mais velhos. No entanto, para aqueles com mais de 50 anos ou com sintomas urinários, como dificuldade para urinar ou vontade frequente, a posição sentada pode ser mais adequada.

A hiperplasia prostática benigna é uma das principais causas de problemas urinários em homens mais velhos, podendo levar a complicações como infecções ou formação de pedras na bexiga. Para evitar esses problemas, é recomendado procurar um urologista regularmente e adotar hábitos que favoreçam a saúde urinária, como urinar sentado.

Embora a escolha da posição ao urinar seja pessoal, os benefícios da prática de urinar sentado estão cada vez mais claros. Seja por razões médicas, como o alívio de sintomas urinários, ou pela melhoria da higiene, adotar essa prática pode ser um passo importante para muitos homens, especialmente aqueles que desejam cuidar melhor da saúde com o passar do tempo.

 

 

 

 

Leia também: Estudo mostra que condicionamento físico reduz em 35% o risco de câncer de próstata

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também