O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 16 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Destituição presidencial

Coreia do Sul inicia julgamento de impeachment contra Yoon Suk Yeol

Primeira audiência do processo de destituição está marcada para 27 de dezembro

Postado em 16 de dezembro de 2024 por Davih Lacerda
Yoon
Yoon Suk Yeol foi suspenso do cargo de presidente | Foto: Yang Dong Wook / Governo da República da Coreia

O Tribunal Constitucional da Coreia do Sul marcou para 27 de dezembro a primeira audiência do julgamento que pode destituir o presidente Yoon Suk Yeol.

Suspenso do cargo pela Assembleia Nacional no último sábado (14), ele enfrenta acusações graves, incluindo insurreição, por decretar lei marcial pela primeira vez em décadas.

A decisão final sobre sua permanência pode levar até seis meses, mas há pressão para que o processo seja agilizado. Se o impeachment for confirmado, novas eleições devem ser realizadas em até dois meses.

Leia também: Bashar al-Assad quebra o silêncio após ser deposto: “Nunca considerei renunciar”

Enquanto isso, Yoon tem se recusado a comparecer a interrogatórios relacionados às investigações criminais, o que pode levar à emissão de um mandado de prisão. Ele nomeou o ex-promotor Kim Hong-il para liderar sua defesa.

As acusações contra Yoon incluem o envio de tropas ao Parlamento e a tentativa de usar a lei marcial como resposta a um impasse político com a oposição. A crise interna preocupa investidores e aliados internacionais.

O governo interino, liderado pelo primeiro-ministro Han Duck-soo, busca tranquilizar parceiros enquanto os Estados Unidos reforçam a aliança estratégica com Seul.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também