O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
Arrancada

Leandro Vilela deve assumir mandato sem oposição na Câmara de Aparecida

Atual presidente do Legislativo, André Fortaleza diz ser um entendimento da Casa que o prefeito eleito não tenha resistência no começo da gestão 

Postado em 27 de dezembro de 2024 por Francisco Costa
Leandro Vilela Foto Jhonney Macena
Leandro Vilela Foto Jhonney Macena

Prefeito eleito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela (MDB) deve assumir o mandato sem resistência no Legislativo. Ao menos nesse primeiro momento, não deve haver oposição ao gestor na Câmara Municipal.

Presidente da Câmara, o vereador André Fortaleza foi reeleito pelo Partido Liberal (PL), mesma legenda que teve como candidato à prefeitura o deputado federal Professor Alcides. Ao O HOJE, ele diz que já houve uma conversa de Leandro com os eleitos. 

“No começo ele não deve ter resistência. Esse é um entendimento dos vereadores com quem eu conversei”, declarou Fortaleza. “Temos que ter bom senso, coerência. Vou estar trabalhando e fiscalizando, mas serei parceiro do Executivo no que for bom para a cidade.”

Vale lembrar que, nos últimos anos, André fez oposição ao prefeito Vilmar Mariano (União Brasil), que deixa o cargo em alguns dias. O clima entre eles, inclusive, emperrou algumas votações em determinados momentos. Fortaleza, inclusive, chegou a se colocar como pré-candidato à prefeitura, mas fechou com Professor Alcides. 

Dos 25 vereadores eleitos, quatro são do PL. Eleito para o primeiro mandato pelo partido, Dieyme Vasconcelos corrobora a fala de Fortaleza. Ele reforça a posição de independência – não de oposição – e diz que votará a favor das boas matérias. “O que for contra a base que me elegeu, serei contra. Mas nesse momento, o prefeito busca recursos e precisa de harmonia para mostrar suas habilidades.”

Leia mais: Leandro Vilela avança em negociações para recursos em Brasília

O HOJE também tentou contato com Gleison Flávio (PL), quarto mais votado na cidade, mas não teve sucesso. Contudo, conforme apurado pelo Goiás365, tanto o Partido Liberal quanto outras legendas que estavam na base do Professor Alcides, durante o pleito, vão começar alinhadas com Vilela, por meio de seus vereadores. 

Diplomação

Leandro Vilela e os 25 vereadores e suplentes foram diplomados no último dia 17 de dezembro, às 10h, no Anfiteatro Municipal Cantor Leandro. A solenidade contou com a presença do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), do vice-governador Daniel Vilela (MDB), do deputado federal Glaustin da Fokus (Podemos) e dos deputados estaduais Cairo Salim (PSD) e Veter Martins (União Brasil), além de outras autoridades.

Durante o evento, Leandro parabenizou os vereadores eleitos e os suplentes e destacou que a relação entre o Executivo e o Legislativo será pautada pelo respeito e compromisso com os interesses da população. “Com a Câmara Municipal teremos uma relação respeitosa, republicana e produtiva, entregando aquilo que os aparecidenses esperam.”

Ele ainda enfatizou que governará para os 600 mil habitantes de Aparecida de Goiânia. “Vamos realizar em quatro anos a maior entrega que Aparecida já viu. Aparecida está encardida. Os buracos, o mato e a falta de limpeza tomam conta dos nossos bairros. Vamos, nos primeiros dias, fazer uma grande força-tarefa para Aparecida voltar a brilhar”, prometeu.

Vilela venceu a disputa em Aparecida no segundo turno. Na primeira etapa, ele conseguiu 48,02% dos votos válidos contra 43,04% de Professor Alcides e 8,94% de Willian Panda (PSB). Na fase final, Leandro por 63,6% a 36,4%. 

Ele foi o quinto candidato mais votado no Brasil no segundo turno. No cenário nacional, a liderança entre os eleitos proporcionalmente com mais votos ficou com Hingo Hammes (PP), de Petrópolis, no Rio de Janeiro, que alcançou 74,7%. Em seguida, aparecem Ramos, de Paulista (PE), com 73,3%; Engenheiro Daniel, de Taboão da Serra (66,2%); e Cícero Lucena, de João Pessoa (63,9%). Depois, Leandro.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também