Reeducandos colaboram com a limpeza urbana em Aparecida de Goiânia
Os serviços realizados incluem roçagem, retirada de entulhos, limpeza e reparo de buracos
A operação de limpeza e roçagem de áreas públicas e privadas em Aparecida de Goiânia recebeu um reforço nesta semana, com a participação de 80 reeducandos do Sistema Prisional. A iniciativa, que começou na quarta-feira (15) e se estenderá até sexta-feira (17), é resultado de uma colaboração entre a Polícia Penal de Goiás e a administração municipal.
Uma equipe especial irá atuar em toda a área do Setor Pontal Sul, fazendo parte do plano de cuidado, manutenção e revitalização da cidade que está sendo implementado pela nova administração desde 2 de janeiro.
Limpeza urbana
A equipe, com a colaboração dos reeducandos, conta com a proteção de 40 agentes penitenciários e o auxílio de 8 supervisores da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU). Estão sendo utilizados equipamentos como 20 roçadeiras manuais, 10 enxadas, 10 foices, três tratores equipados com roçadeiras e duas equipes de remoção. Os serviços realizados incluem roçagem, retirada de entulhos, limpeza e reparo de buracos.
Firmino Alves, diretor regional adjunto do sistema penal, ressaltou que os reeducandos envolvidos estão sob regimes fechado e semiaberto e já participam de atividades laborais dentro do Complexo Prisional.
“Estamos ampliamos essas atividades para ações externas em benefício da população das cidades. Com determinação do governador Ronaldo Caiado, queremos ressocializar os apenados e otimizar o uso da mão de obra qualificada, fortalecendo parcerias como essa. Essa é a primeira de muitas ações que desejamos realizar”, explicou.