Marginal Botafogo sofre desmoronamento de terra devido as chuvas intensas em Goiânia
O secretário municipal de engenharia de trânsito de Goiânia orienta os motoristas a evitarem trafegar pelas áreas de risco
As fortes chuvas que atingem Goiânia nos últimos dias provocaram sérios danos estruturais em diversos pontos da cidade, especialmente na Marginal Botafogo. Dessa forma, para garantir a segurança de motoristas e pedestres, a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SMET) realizou interdições em trechos críticos da via e mobilizou equipes de emergência em conjunto com a Guarda Civil Metropolitana, Defesa Civil e outras secretarias.
Entre os principais pontos de interdição, destaca-se o sentido Sul/Norte na altura do complexo viário da Avenida Jamel Cecílio, onde houve o carregamento de solo, levando à interrupção total do tráfego. No sentido Norte/Sul, no mesmo complexo, uma interdição parcial foi necessária pelo mesmo motivo. Outro trecho afetado foi o sentido Sul/Norte, após a alça de acesso à Avenida D, onde um desmoronamento de terra obrigou as equipes a bloquearem parcialmente a via. Além disso, a parte inferior do viaduto da Jamel Cecílio também foi interditada temporariamente para limpeza, serviço já concluído pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg).
Após esforços intensivos das equipes responsáveis, os dois sentidos na altura do complexo viário da Avenida Jamel Cecílio foram liberados. No entanto, uma meia faixa da esquerda no sentido Sul/Norte, logo após a Avenida A, segue interditada, e a Secretaria alerta para a necessidade de cautela ao transitar pela região.
Sinalizações e desvios foram implantados para orientar os motoristas enquanto os reparos avançam. A Secretaria de Trânsito reforça que o monitoramento das áreas impactadas continuará até que a situação seja completamente normalizada e pede a compreensão da população diante dos transtornos.
“Nossas equipes estão realizando interdições necessárias, dando apoio a Guarda Civil Metropolitana e Defesa Civil e coordenando serviços essenciais para garantir a segurança dos motoristas e pedestres.”, afirma a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito de Goiânia.
O secretário municipal de engenharia de trânsito de Goiânia, Tarcísio Abreu, afirmou que o órgão tem realizado trabalhos de monitoramento intensivos durante o período de chuva na capital goiana. “Hoje houve o deslizamento na Marginal Botafogo e estamos desde ontem monitorando”, diz Abreu.
Além disso, o secretário reitera que está trabalhando juntamente com a Seinfra para buscar solução aos problemas advindos das intensas chuvas que atingiram Goiânia nos últimos dias.
Dessa forma, Tarcísio Abreu orienta os motoristas a evitarem transitar nas áreas de risco. “criem rotas alternativas, busquem acompanhar onde estão os pontos de alagamento da cidade. (…) Por enquanto evite o trânsito da marginal.”, afirma.
“Em tempo de tempestade é melhor aguardar, espere essa chuva passar, esse momento crítico passar para que então possamos circular.”, finaliza o secretário.
Sandro Mabel, se manifestou nas redes sociais solicitando que a população não tentasse se locomover durante as chuvas. “Eu quero pedir a vocês que não saiam de casa, fiquem tranquilos em casa ou aonde estiverem, se estiverem em um restaurante, espere a chuva passar”, afirmou o prefeito de Goiânia.
“Tem muita rua que está muito alagada, muita água pra todo lado, então não saia aventurando por aí. Principalmente em passagem de córregos, baixadas, não passem, por favor”, completou Mabel.