O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025
Fiscalização

Procon apreende mais de 26 mil itens fora da validade em distribuidora de Goiânia

Durante a ação, foram detectados vários produtos com a data de validade expirada no ano anterior

Postado em 17 de janeiro de 2025 por Letícia Leite
Estabelecimento foi autuado por expor e comercializar produtos impróprios para uso e consumo. Foto: Procon Goiás

O Procon Goiás confiscou 26.136 itens fora da validade em uma distribuidora localizada na área de Campinas, em Goiânia, na última quarta-feira (15). Dentre os itens apreendidos, estão 25.822 essências de narguilé e 314 pacotes de cigarro.

Durante a ação, foram detectados vários produtos com a data de validade expirada no ano anterior, incluindo 14.880 unidades de narguilé que venceram em setembro de 2024 e 304 pacotes de cigarro que tinham validade até fevereiro de 2024.

A empresa foi multada por oferecer e vender produtos inadequados para uso e consumo. O estabelecimento tem um prazo de 20 dias para fornecer explicações ao Procon Goiás.

O superintendente do Procon Goiás, Marco Palmerston, ressalta que os estabelecimentos precisam seguir as normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC). “É importante que os comerciantes vendam seus produtos sem comprometer a saúde do consumidor. Tendo em vista que produtos vencidos podem causar danos irreversíveis a saúde humana.”

Orientações sobre produtos vencidos

O Procon Goiás orienta que o consumidor verifique a aparência dos itens e a data de validade dos produtos, antes de finalizar uma compra. E, ao perceber que as empresas estão vendendo produtos vencidos, registrar uma denúncia no Procon Goiás, pelo telefones 151 (Goiânia) ou (62) 3201-7124 (interior), pela internet ou Procon Web.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também