O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Premiação

Oscar 2025 com indicação brasileira fica fora da TV aberta

Cerimônia será exibida apenas pelo Max

Postado em 23 de janeiro de 2025 por Otavio Augusto
Ainda Estou Aqui, indicado ao Oscar. Foto: Divulgação

A cerimônia do Oscar 2025 não será exibida em canais de TV aberta no Brasil. O evento, marcado para o dia 2 de março, terá transmissão exclusiva pela Warner Bros Discovery, por meio do serviço de streaming Max e de seus canais pagos. A decisão frustra os brasileiros, que não poderão acompanhar pela TV tradicional a possível vitória do filme “Ainda Estou Aqui”, indicado nas categorias de melhor filme e melhor filme internacional.

Exibição do Oscar 2025

Desde 2023, a Warner Bros Discovery adquiriu os direitos exclusivos do evento na América Latina, incluindo o Brasil. Antes, a Globo exibia a cerimônia em sua programação, mas perdeu os direitos após um longo período de transmissões. A emissora até demonstrou interesse em negociar os direitos deste ano, especialmente devido à presença do longa de Walter Salles e da atriz Fernanda Torres, indicada ao prêmio de melhor atriz. Contudo, nenhuma proposta foi aceita.

Historicamente, o Oscar era transmitido na TV aberta brasileira desde 1970, começando pela Rede Tupi. A Globo, maior responsável pela exibição, realizou transmissões em diferentes períodos, com interrupções entre 1994 e 2004, quando o SBT assumiu os direitos temporariamente.

A exclusividade atual impede que outros canais, mesmo digitais, negociem trechos do evento. Fontes afirmam que a Warner não pretende abrir mão do contrato, considerando o impacto financeiro da transmissão exclusiva em plataformas de streaming e canais pagos.

O filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, tem grande expectativa no país. Além das indicações às principais categorias, a presença de Fernanda Torres fortalece a torcida brasileira. A atriz é a segunda brasileira a ser indicada na categoria de melhor atriz, seguindo os passos de sua mãe, Fernanda Montenegro, que concorreu em 1999 com “Central do Brasil”.

Oscar
Oscar 2025. Foto: Divulgação

Na ausência da transmissão ao vivo, a Globo planeja realizar uma cobertura pontual em caso de vitória de “Ainda Estou Aqui” ou de Fernanda Torres. A ideia é repetir o formato usado no Globo de Ouro, com flashes ao vivo ou plantões na programação.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.