O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Quem mais estimulava

Cid diz que Michelle e Eduardo instigavam golpe

Citados foram na contramão de Cid ao afirmarem que o depoimento não passava de um devaneio do ex-ajudante. 

Felipe Cardosopor Felipe Cardoso em 28 de janeiro de 2025
Michelle e Eduardo Bolsonaro foto reprodução redes sociais
Michelle e Eduardo Bolsonaro foto reprodução redes sociais

Em agosto de 2023, o ex-ajudante de ordens  de Jair Bolsonaro, Mauro Cid, prestava seu primeiro depoimento de colaboração premiada. Às autoridades, o tenente-coronel considerou a existência de um grupo mais radical na defesa de um golpe de estado no final do ano de 2022.  Segundo ele, a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro e o deputado federal e filho do ex-mandatário, Eduardo Bolsonaro, estavam entre os que defendiam a atitude. 

O depoimento foi obtido pelo colunista Elio Gaspari. Ao ser sabatinado, Cid disse que ambos falavam constantemente com o ex-presidente sobre o assunto. Eles o instigavam “a dar um gole de Estado” e “afirmavam que o ex-presidente tinha o apoio do povo e dos Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores [CACs] para isso”. 

Leia mais: Bolsonaro quer maioria no Senado para acabar com os mandos e desmandos do STF

Os citados foram na contramão de Cid ao afirmarem que o depoimento não passava de um devaneio do ex-ajudante. “As afirmações são absurdas e sem qualquer amparo na verdade”, disse a defesa de Michelle Bolsonaro. À posição ainda foi acrescentada a informação de que Bolsonaro e seus familiares “jamais estiveram conectados a movimentos que projetassem a ruptura institucional do País”. Eduardo Bolsonaro, por sua vez, acrescentou que as falas de Cid não passavam de uma “fantasia”.

Na delação, Cid também destacou que três grupos cercavam o ex-mandatário. Um deles defendia que o então chefe do Executivo deveria admitir a derrota e se posicionar como oposição. Outro não concordava com a primeira parte, mas era contra a ruptura. Por fim, havia o grupo favorável a medidas golpistas.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também