O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 6 de dezembro de 2025
Mobilidade

Metronização do BRT pode reduzir em 30% o tempo de deslocamento

Sensores inteligentes e semáforos sincronizados vão permitir que os ônibus circulem sem interrupções nos cruzamentos.

Maria Eduarda Leãopor Maria Eduarda Leão em 31 de janeiro de 2025
metronização, brt
| Foto: divulgação

A mobilidade urbana de Goiânia deve ganhar um reforço tecnológico a partir de março com a implantação da metronização nos corredores do sistema BRT. A proposta, defendida pelo prefeito Sandro Mabel, prevê a sincronização dos semáforos e o uso de sensores inteligentes para garantir que os ônibus circulem sem interrupções nos cruzamentos, alcançando eficiência semelhante à de um metrô.

Atualmente, a velocidade média dos ônibus nos corredores do BRT é de apenas 16 km/h, um dos fatores que comprometem a fluidez do trânsito na capital. Segundo Mabel, a solução tecnológica vai melhorar significativamente esse cenário. “A detecção do veículo será feita por meio de tags eletrônicas e com os sensores inteligentes instalados nos controladores de semáforos. Os ônibus vão andar como metrôs nos corredores do sistema BRT”, explicou o prefeito.

Com a metronização, a expectativa é que a velocidade média ultrapasse 21 km/h, representando um ganho de pelo menos 30% no tempo de deslocamento dos passageiros. Além disso, o sistema contará com o suporte de uma central de controle, que permitirá o monitoramento e a coordenação em tempo real, garantindo maior eficiência operacional. “A metronização vai beneficiar não só os usuários do transporte público, mas o trânsito como um todo”, afirmou Mabel.

Além da tecnologia nos semáforos, a Prefeitura de Goiânia trabalha na abertura de pontos de conversão à direita em cruzamentos estratégicos. Cerca de 180 locais passarão por ajustes, com uma média de dez intervenções por semana. Um dos exemplos citados pelo prefeito é a Avenida T-7, onde o bloqueio das conversões prejudicava o fluxo de veículos. “Agora, os motoristas terão mais facilidade ao acessar as conversões. As iniciativas estão sendo acompanhadas de perto para garantir resultados positivos”, destacou Mabel.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também