Mabel lança programa para melhorar o trânsito em Goiânia
Projeto prevê criação de estacionamento rotativo digital, muralha de segurança e ações para desobstrução de vias
![Deputado goiano quer ser candidato à presidência em 2026](https://ohoje.com/wp-content/uploads/2025/02/Foto-de-Capa-96-1024x576.png)
O prefeito Sandro Mabel (UB) lançou, nesta sexta-feira (7/2), o Plano Nova Mobilidade, para levar mais fluidez às ruas de Goiânia. A capital ocupa a 6ª posição entre as cidades com maior frota veicular do país.
Entre as medidas estão a implementação de um estacionamento rotativo digital, com 6 mil vagas iniciais no Centro e Campinas, podendo chegar a 18 mil, e a criação de uma “muralha digital” com câmeras e radares integrados para reforçar a segurança.
Leia mais: Semipresidencialismo: Lula e Bolsonaro contra, Temer a favor
O plano, coordenado pela Secretaria Municipal de Trânsito (SET), está baseado em três pilares: trânsito, transporte e mobilidade ativa. O secretário Tarcísio Abreu destacou que as ações buscam garantir maior fluidez no tráfego, priorizar o transporte público e melhorar a segurança de motociclistas, ciclistas e pedestres.
O projeto também prevê a criação de uma Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT) para gerenciar operações de tráfego e transporte em tempo real, além de sistemas de monitoramento e bilhetagem eletrônica.
Um dos focos do plano é a desobstrução de 10 vias arteriais, incluindo a Avenida Jamel Cecílio e a Avenida 136, com medidas como revisão de semáforos, implantação de faixas exclusivas para ônibus e restrição de estacionamentos.
A iniciativa deve aumentar a velocidade média do transporte coletivo, proporcionando deslocamentos mais rápidos e eficientes. A ordem de serviço para as primeiras intervenções já foi assinada, marcando o início das mudanças que prometem transformar a mobilidade em Goiânia.