O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025
Política Internacional

EUA emite sinal vermelho na inflação e repercute na bolsa brasileira 

Na Ibovespa, a retração do segundo mês seguido gera preocupação dos analistas 

Postado em 12 de fevereiro de 2025 por Raunner Vinicius Soares
IMAGENS 58 1
Prédio do Capitólio, sede do Congresso dos EUA| Foto: Fabrizio Bensch

Os anúncios de tarifas do presidente dos EUA, Donald Trump, têm ecoado nos mercados, inclusive internamente. Nesta quarta-feira (12), o país emitiu um sinal vermelho na inflação, que repercutiu na bolsa brasileira. O principal índice da B3 recua mais de 1%, aos 124,6 pontos no meio dia.  

Antes do anúncio, a bolsa operava em alta. Com isso, os dados insinuam que, possivelmente, o banco central americano, o Federal Reserve, continue sua política contracionista por um tempo maior ou que até mesmo estenda por um prazo ainda maior do que o previsto.    

Embora o anúncio tenha tirado o investimento do Brasil, o dólar não reagiu significativamente e, por enquanto, opera com uma leve queda, sendo cotado em R$ 5,75, até o momento da publicação. 

Leia mais: Após tarifas de Trump, Padilha nega que Brasil entrará em guerra comercial

Internamente, o mercado nacional entende que os dados do setor de serviços, que registrou uma queda de 0,5% em dezembro de 2024, marcando o segundo mês consecutivo de retração, com perdas acumuladas de 1,9% nos últimos dois meses do ano. O resultado aponta que a economia brasileira desacelera, à medida que o aumento dos custos de crédito afeta diretamente a demanda do setor.  

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também