O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 22 de fevereiro de 2025
Inclusão

Desafios para inclusão de PCDs no mercado de trabalho

Inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) no mercado de trabalho ainda enfrenta desafios, especialmente nos setores de limpeza, conservação, vigilância e segurança

Postado em 21 de fevereiro de 2025 por Micael Silva
Desafios para inclusão de PCDs no mercado de trabalho Foto: Divulgação
Desafios para inclusão de PCDs no mercado de trabalho Foto: Divulgação

A inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) no mercado de trabalho ainda enfrenta desafios, especialmente nos setores de limpeza, conservação, vigilância e segurança. No Dia D da Contratação da Pessoa com Deficiência, realizado em 13 de novembro de 2024 pelo SEAC-GO e Sindesp-GO, com apoio do TRT da 18ª Região, mais de 530 vagas foram oferecidas. No entanto, apenas 31 candidatos compareceram, sendo 28 PCDs e três sem deficiência.

Após um mês do evento, apenas sete contratações foram formalizadas. Os principais obstáculos foram a localização e horário das vagas, falta de interesse, candidatos que não responderam contatos após a entrevista, divergência na pretensão salarial e desistências durante o processo seletivo.

Leia mais: Grave acidente na BR-414, em Abadiânia, resulta em duas mortes

Para o presidente do SEAC-GO, Paulo Gonçalves, o evento evidenciou as dificuldades da inclusão no setor. “Sabemos que a inclusão não acontece do dia para a noite, mas o Dia D mostrou o tamanho do desafio. Apenas 1,3% das vagas foram abertas, o que é frustrante, mas seguimos com as oportunidades abertas.”

Já o presidente do Sindesp-GO, Ivan Hermano Filho, ressaltou a importância da iniciativa para fortalecer a empregabilidade dos PCDs. “Temos o compromisso com a inclusão e a igualdade, mas a adesão foi muito menor do que esperávamos.”

Apesar do baixo número de contratações, os sindicatos destacam a importância das parcerias firmadas e do apoio a instituições como o TRT 18ª Região. Para eles, um mercado de trabalho mais inclusivo exige esforço contínuo e colaboração entre empresas, governo e sociedade.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também