O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 22 de fevereiro de 2025
Publicidade
Reforma

Dino pede mais tempo para analisar caso de militar com HIV assintomático

Julgamento suspenso após voto favorável do relator Alexandre de Moraes, que defende reforma com benefícios para militares portadores do vírus

Postado em 21 de fevereiro de 2025 por Bruno Goulart
Dino pede mais tempo para analisar caso de militar com HIV assintomático
Foto: Agência Brasil

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu vista no julgamento que discute se um militar com HIV assintomático deve ser considerado incapaz para o serviço nas Forças Armadas.

Com isso, o debate foi suspenso, e apenas o relator, Alexandre de Moraes, votou até o momento. Ele se posicionou a favor do recurso, argumentando que o STF deve garantir a igualdade e combater a discriminação, especialmente no âmbito laboral.

Leia mais: Com Lula enfraquecido, Centrão avalia riscos e oportunidades: agir agora ou perder 2026

O caso em análise envolve um militar que solicitou reforma por ser portador do HIV, o que garantiria benefícios previdenciários, como aposentadoria e auxílio-invalidez. No entanto, ele recebeu apenas uma licença, que pode ou não ser remunerada. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) já havia decidido que militares com HIV, independentemente do estágio da doença, têm direito à reforma por “incapacidade definitiva para o serviço ativo das Forças Armadas”.

Moraes, em seu voto, concordou com o entendimento do STJ e propôs uma tese: o fato de ser portador assintomático do HIV não pode ser o único motivo para a reforma por incapacidade definitiva. O julgamento tem repercussão geral, o que significa que a decisão do STF servirá de diretriz para casos semelhantes em todo o país.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também