O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025
Publicidade
Eleições 2026

Caiado lança pré-campanha para presidente com o desafio de conquistar a direita   

O governador tem que enfrentar desafios em relação ao racha no União Brasil, entre lulistas e antilulistas

Postado em 24 de fevereiro de 2025 por Raunner Vinicius Soares
Caiado anuncia lançamento de pré-candidatura à Presidência em 2026
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Em meio a rumores de uma possível desistência por parte dos opositores, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), marca a data de lançamento de sua pré-campanha à presidência do Brasil. O evento acontece no dia quatro de abril, em uma sexta-feira, no Centro de Convenções de Salvador, Bahia. O pré-candidato começa a sua jornada ao Palácio da Alvorada com o obstáculo de cativar a direita nacional. Apesar disso, Caiado, tem demonstrado, em suas redes sociais e em pronunciamentos públicos, que não desistirá fácil. O mandatário tem se manifesta como oposição do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e vem ganhando projeção nacional com o discurso voltado à segurança pública.  

De acordo com interlocutores, o governador de Goiás tem que lidar com racha interno no União Brasil, entre lulistas e antilulistas. Além disso, Caiado, que se apresenta como médico, professor e produtor rural, ainda tem que conquistar o apoio dos líderes da direita nacional, contendo possíveis rachas, dentre eles: Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Romeu Zema (NOVO) e Ratinho Júnior (PSD).   

Em relação ao racha, os nomes que defendem a reeleição do presidente Lula são dos ministros Celso Sabino, do Turismo, e Juscelino Filho, das Comunicações, que devem arrastar outras lideranças. Para o evento de lançamento em Salvador, serão convidados deputados, prefeitos, senadores e os três governadores do partido: Mauro Mendes (MT), Marcos Rocha (RO) e Wilson Lima (AM). Só de Goiás, 100 prefeitos, ao menos, vão estar presentes. Ainda, prefeitos baianos, ligados ao União e a outros partidos, também marcarão presença no lançamento que promete delinear o cenário eleitoral de 2026. 

Leia mais: Caiado encerra Missão Índia com parcerias robustas em setores estratégicos

Por outro lado, o desafio de unir a direita em torno de um projeto nacional, aparentemente, depende da capacidade do ex-presidente, Bolsonaro, e outros governadores de conciliar as diferenças e os desejos que envolvem a busca que cada um tem de ocupar os espaços de poder. A competência de Caiado pode ser colocada à prova logo após o anúncio de sua candidatura, tendo em vista que a reação da direita pode não ser auspiciosa. Qualquer conflito pode queimar a largada.     

Perfil  

“Nasci em Anápolis, Goiás, em 1949, médico por formação, concorri à Presidência da República em 1989. Meu primeiro cargo político foi 1991, quando fui eleito deputado federal por Goiás. Também concorri ao Governo do Estado de Goiás em 1994, quando recebi 23% dos votos. Voltei à Câmara Federal em 1999 e fui reeleito em 2003, 2007 e 2011. Em 2014, fui eleito Senador por Goiás com 1.283.665 votos. Em 2018, fui eleito 79º Governador do Estado de Goiás com 1.773.185 votos (59,73% dos votos válidos), e reeleito em 2022 com 1.806.892 votos (51,81% dos votos válidos)”, diz o perfil de Caiado. 

Presidiu a União Democrática Ruralista (UDR) e concorreu à Presidência da República em 1989, pelo PSD. Ex-líder do DEM na Câmara dos Deputados, suas bandeiras sempre foram a agricultura e a pecuária. Foi eleito deputado federal em 1990. Voltou a ser eleito em 1998 e desde então é um dos principais líderes do DEM no Congresso. Como presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, dedicou-se à questão do endividamento do produtor rural e à defesa do setor produtivo primário. 

Conquistou projeção nacional no Senado Federal, assumiu o compromisso de apresentar projetos que tratam da segurança jurídica para agricultores e pecuaristas. Foi a favor da redução da maioridade penal e da PEC que cria um piso nacional para os policiais militares e bombeiros. 

  

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também