O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025
Publicidade
Operação

Procon apreende mais de 5 mil placas solares irregulares em Aparecida de Goiânia

As placas foram suspensas pelo Inmetro no início deste ano por apresentar falhas em testes de potência

Postado em 25 de fevereiro de 2025 por Renata Ferraz
Procon
Foto: Divulgação

Na manhã de segunda-feira (24), uma fiscalização realizada em conjunto pela Polícia Civil de Goiás, o Procon Goiás e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) resultou na apreensão de mais de 5,3 mil placas solares em uma distribuidora de Aparecida de Goiânia. A operação teve como objetivo coibir a comercialização de produtos impróprios para o consumo e em desacordo com as normas regulatórias.

Os paineis fotovoltaicos apreendidos são do modelo TSUN 570W, cujo registro foi suspenso pelo Inmetro no início deste ano por apresentar falhas em testes de potência. Segundo o órgão, o produto mostrou um desempenho significativamente inferior ao declarado pelo fabricante.

Durante a inspeção, os fiscais identificaram que os equipamentos estavam armazenados junto a outros itens vendidos regularmente na empresa. Os responsáveis pelo estabelecimento afirmaram estar cientes da suspensão, mas alegaram que não estavam comercializando as placas. No entanto, como os produtos não estavam devidamente separados e identificados como impróprios para venda, a empresa foi autuada pelo Procon Goiás.

Além da apreensão das placas solares, os proprietários da distribuidora terão um prazo de 20 dias para apresentar defesa. O caso segue sob investigação da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon) e do Procon Goiás, e qualquer nova remessa do mesmo modelo deverá ser mantida separada e fora de circulação.

Leia mais: Mulher morre eletrocutada enquanto ajustava antena em Goiânia

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também