O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025
Eleições 2026

Mais da metade da população de sete estados não conhece Caiado

Governador tem uma parcela significativa, nos mesmos estados, de pessoas que o conhecem, mas que não votariam nele para presidência  

Postado em 27 de fevereiro de 2025 por Raunner Vinicius Soares
Ronaldo Caiado (União Brasil)
Fonte: Lula Marques/Agência Brasil

Pesquisa publicada nesta quarta-feira (26) mostra que mais da metade da população de sete estados não conhece o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil). O entorno do mandatário admite que um dos grandes desafios da candidatura para a presidência em 2026 perpassa por se tornar conhecido para uma parcela mais significativa dos brasileiros. O resultado, divulgado pela Genial/Quaest, entra em consonância com uma reportagem exclusiva do Jornal O Hoje, publicada anteriormente no impresso, que identifica que a busca do gestor estadual é alavancar o próprio nome, tendo em vista que é o menos conhecido entre outros possíveis postulantes da direita.  

A pesquisa revela que no estado de São Paulo, 67% da população “não conhece” o gestor de Goiás; em Minas Gerais, o número é de 66%; no Rio de Janeiro, é de 67%; na Bahia, é de 70%; no Paraná, é de 64%; no Rio Grande do Sul, é de 66%; em Pernambuco, é de 75%. Um dos especialistas ouvidos pela a reportagem supracitada, o cientista político Guilherme Carvalho, disse na ocasião que o Ronaldo Caiado “faz isso [lançar a pré-candidatura], pois já vem prometendo desde o ano passado, mas porque as pesquisas mostram que ele é um dos candidatos de direita menos conhecido.”   

A sondagem também apresenta um outro desafio para as eleições de 2026: a rejeição. O governador tem uma parcela significativa, nos sete estados citados, de pessoas que o “conhece e não votaria”. Em São Paulo, 25% da população o conhece e não votaria; em Minas Gerais, 24% da população; no Rio de Janeiro, 23%; na Bahia, 22%; no Paraná, 25%; no Rio Grande do Sul, 25%; em Pernambuco, 19%. Portanto, o resultado demonstra que em média mais de 20% da população rejeita o postulante goiano à vaga no Palácio do Alvorada.   

Leia mais: A estratégia de Caiado ao ser o primeiro pré-candidato à presidência

O aspecto que é motivo de festejo para a equipe de comunicação de Ronaldo Caiado é a sua grande aprovação no estado de Goiás. A pesquisa demonstra que 77% da população no estado “conhece e votaria” no gestor; 18%, “conhece e não votaria”; e apenas 5% “não conhece”. Um dos especialistas ouvidos pela equipe de reportagem do O Hoje, o Doutor em Ciências da Comunicação e especialista em Políticas Públicas, o professor Luiz Signates chega a ponderar, no entanto, que é uma relevância em um estado insignificante do ponto de vista nacional. “A antecipação de candidatura é uma atitude sempre arriscada. Mas Caiado sabe das fragilidades de uma postulação desse nível nascida em um Estado eleitoralmente pouco relevante, como Goiás”, explica.   

A pesquisa também mostra o percentual da população de cada estado, fora de Goiás, que o “conhece e votaria” no Caiado. O resultado aponta que em nenhum dos sete estados mais de 11% da população se enquadra nessa categoria. Em São Paulo, 8% da população; em Minas Gerais, 10% da população; na Bahia, 8% da população; no Paraná, 11% da população; no Rio Grande do Sul, 9% da população; e em Pernambuco, apenas 6% da população. Demonstrando que o gestor de Goiás tem uma parcela pequena de eleitores pelo Brasil.     

Lançamento da pré-campanha  

Em meio a rumores de uma possível desistência por parte dos opositores, o governador de Goiás marca a data de lançamento de sua pré-campanha à presidência do Brasil. O evento acontece dia quatro de abril, em uma sexta-feira, no Centro de Convenções de Salvador, Bahia. O pré-candidato começa a sua jornada com o obstáculo de cativar a direita nacional. Apesar disso, Caiado, tem demonstrado, em suas redes sociais e em pronunciamentos públicos, que não desistirá fácil. O mandatário tem se manifesta como oposição do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e vem ganhando projeção nacional com o discurso voltado à segurança pública.    

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também