O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025
Disputas

Comando das comissões impõe 1º desafio a Hugo Motta

Presidente da Câmara dos Deputado terá de conciliar disputas de aliados pelas principais comissões da Casa Baixa

Postado em 27 de fevereiro de 2025 por Thiago Borges
Comando das comissões impõe 1º desafio a Hugo Motta
Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

Eleito presidente da Câmara dos Deputados com apoio maciço das maiores bancadas da Casa Baixa, o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) enfrentará o ônus de possuir tantos aliados políticos: agradar a todos. O paraibano será o mediador da briga pelas principais comissões da Casa, enquanto as legendas se digladiam entre si por um protagonismo maior na Câmara.

Motta já garantiu que a escolha de quem irá presidir os colegiados da Casa será tomada – pelo sexto ano consecutivo – após o carnaval. A comissão que irá discutir o Orçamento do próximo ano será indicada só em abril, porém, os líderes partidários já começaram as tratativas com o presidente da Câmara.

A relatoria do Orçamento de 2026 é objeto de desejo do União Brasil e do MBD. Ambas as siglas não pretendem abrir mão do espaço que lhes foi prometido e devem pressionar Motta. A estratégia do presidente da Casa Baixa é aguardar a reforma ministerial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que pode ajudar na solução do impasse. 

A Secretária de Relações Institucionais (SRI) é desejada pelos deputados. Os parlamentares pressionam o Executivo para terem o poder de indicar um nome para a pasta, que era chefiada por Alexandre Padilha – realocado para o Ministério da Saúde após a demissão de Nísia Trindade. Se Lula conceder o poder de escolha para a cúpula da Casa Baixa, Motta já tem o seu escolhido: o deputado Isnaldo Bulhões, líder do MDB na Câmara. 

Motta indicaria Isnaldo para a SRI, o que renderia mais um ministério para os emedebistas e, em tese, abriria caminho para que o paraibano abrigasse o União Brasil na relatoria do Orçamento de 2026. Acontece que relatar o Orçamento do ano que vem tem um impacto direto nas negociações para a disputa das eleições, e nenhuma das legendas quer abrir mão do cargo.

Leia mais: PGR solicita arquivamento de inquérito contra governador do DF por 8/1

O relator tem o poder de negociar as despesas anuais do governo federal e alocar as verbas para os programas do Executivo, e por isso o cargo é tão disputado pelas grandes bancadas da Casa legisladora. O MDB argumenta que o União Brasil não caminhou integralmente com Motta e só apoiou o paraibano após a candidatura de Elmar Nascimento (União Brasil-BA) não se viabilizar. Do outro lado, o União Brasil sustenta que o acordo pela relatoria do Orçamento foi firmado ainda na gestão de Arthur Lira (PP-AL), ex-presidente da Câmara que apoiou Motta, e possui a terceira maior bancada da Casa – justificando o direito de reivindicar o cargo. 

Caso Lula opte por um correligionário para substituir Padilha, conforme o seu desejo, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pode ser o prêmio de consolação para o partido que ficar de fora das tramitações do Orçamento de 2026. No Congresso, existe um acordo para um rodízio na CCJ – principal comissão da Casa. Em 2023 o PT comandou com Rui Falcão (SP) e o PL, com Carolina de Toni (SC), presidiu o colegiado em 2024. Em 2025, a CCJ deve ficar entre as siglas de Baleia Rossi e Antônio Rueda 

Outros partidos que compõem a cúpula do Centrão, como PP e PSD, já fizeram suas indicações. Motta deve abrigar Maurício Neves (PP-SP) para a Comissão de Viação e Transporte. O Progressistas também deve indicar um nome à Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Já o PSD indicou Laura Carneiro (RJ) e Diego Andrade (MG) para as Comissões de Turismo e Minas e Energia, respectivamente. (Especial para O Hoje)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também