O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Política Nacional

Governo Lula calcula perda de até R$ 1,3 tri com Propag 

Os estados terão até trinta anos para pagar, com a correção das somatórias da inflação do período e com a uma taxa que pode variar de 2% a 4% 

Raunner Vinicius Soarespor Raunner Vinicius Soares em 6 de março de 2025
Rejeição de Lula é maior que aprovação em 8 estados, segundo pesquisa
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo federal projeta que pode abrir mão de quase R$ 1,3 trilhão de receitas financeiras até 2048 com o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). As informações são dos os cálculos feitos pelo próprio Tesou Nacional, que se refere ao impacto negativo do texto sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).  

O Propag prevê a criação de um fundo de equalização federativa para compensar os estados em boa situação fiscal. “O objetivo é criar condições estruturais para o aumento da produtividade, enfrentamento das mudanças climáticas, melhoria da infraestrutura, segurança pública e educação, especialmente na formação profissional.” A medida teve treze trechos, da versão que foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), vetados por Lula. As renegociações serão feitas por meio do Propag.  

Os estados terão até trinta anos para pagar, com a correção das somatórias da inflação do período e com a uma taxa que pode variar de 2% a 4%. Com a nova lei, o presidente acaba com a regra que estabelecia que os juros deveriam ser compostos, pela junção da inflação (ou taxa básica de juros) mais uma taxa de 4%. Ou seja, 12,25% ao ano mais 4%.   

Leia mais: Caiado quer mais tempo para analisar Propag

Outra, é a redução de taxas por meio de investimentos que o estado fizer em infraestrutura, segurança pública e educação. Os estados podem aderir ao Propag até o dia 31 de dezembro deste ano. Além disso, o presidente Lula determinou que os estados inscritos no Regime de Recuperação Fiscal (RRF), estão impedidos de acumular as garantias de dois programas ao mesmo tempo. 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também