O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Inflação dos alimentos

“Queremos encontrar quem aumentou tanto”, diz Lula sobre preço dos ovos

Presidente destacou que o consumo per capita de ovos no Brasil ainda é baixo, com uma média de 260 unidades por ano, e questionou por que o preço está alto diante de uma produção tão elevada

Bruno Goulartpor Bruno Goulart em 14 de março de 2025
"Queremos encontrar quem aumentou tanto", diz Lula sobre preço dos ovos
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar, nesta sexta-feira (14/3), o aumento no preço dos ovos no Brasil.

Durante a entrega de 789 ambulâncias do Serviço Móvel de Urgência (Samu) para mais de 500 municípios, em Sorocaba, Lula afirmou que não há uma explicação convincente para o encarecimento do produto e prometeu descobrir quem está lucrando com a alta. “Nós queremos encontrar quem é o pilantra que aumentou o ovo tanto. Não é possível, gente”, disse o presidente.

Lula rejeitou justificativas como o aumento das exportações ou as condições climáticas, argumentando que o Brasil exporta menos de 1% dos 59 bilhões de ovos produzidos anualmente. Ele também descartou a ideia de que o calor tenha reduzido a produção, afirmando que “alguém está sacaneando as galinhas”.

Leia mais: A controvérsia em torno da ausência de Mabel na prestação de contas à Câmara

O presidente destacou que o consumo per capita de ovos no Brasil ainda é baixo, com uma média de 260 unidades por ano, e questionou por que o preço está alto diante de uma produção tão elevada.

Inflação dos alimentos

O governo federal já anunciou medidas para conter a alta nos preços dos alimentos, como a redução a zero das alíquotas de importação de produtos como carne, café, açúcar e milho.

No entanto, Lula afirmou que, se as medidas atuais não surtirem efeito, o governo tomará “uma atitude mais drástica” para garantir comida barata à população. A decisão sobre as alíquotas ainda depende de aprovação pela Câmara de Comércio Exterior (Camex).

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também