O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Social

Goiás lança 1º Plano Estadual para Refugiados e Migrantes

Documento pioneiro no Centro-Oeste busca coordenar políticas públicas para quase 20 mil estrangeiros no estado, com parceria da ONU

Bruno Goulartpor Bruno Goulart em 28 de março de 2025
Goiás lança 1º Plano Estadual para Refugiados e Migrantes
Foto: Governo de Goiás

O Governo de Goiás lançou nesta quinta-feira (27/3) seu primeiro Plano Estadual de Políticas Públicas para Refugiados, Migrantes e Apátridas, tornando-se o quinto estado brasileiro a adotar medidas estruturadas para essa população. Desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) em parceria com 12 órgãos estaduais e a Agência da ONU para Refugiados (Acnur), o plano visa garantir acesso a direitos básicos e integrar ações entre municípios e sociedade civil.

Leia mais: Hugo Motta frustra bolsonaristas ao se aproximar do Planalto

Dados do Observatório das Migrações revelam que Goiás abriga 19.748 refugiados e migrantes, sendo Goiânia (40%) e Anápolis (13,4%) as cidades com maior concentração. Venezuelanos (19,5%), haitianos (18,2%) e colombianos (9,5%) compõem os principais grupos. O secretário Wellington Matos destacou que 65% são homens e 35% mulheres, com demandas urgentes por regularização documental, saúde e assistência social.

A iniciativa, que levou menos de um ano para ser finalizada, surgiu do Comitê Estadual criado em 2020 (Comitrate-GO). O plano prevê ações como capacitação de servidores, criação de centros de referência e facilitação do acesso a programas sociais. “É um marco para a cidadania dessas populações”, afirmou Paulo Sérgio de Almeida, da Acnur, lembrando que apenas RN, RJ, SP e Juiz de Fora (MG) tinham políticas similares.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também