Descolados revela o lado invisível da adolescência nas escolas
Em turnê por quatro cidades goianas, peça discute bullying, autismo e conflitos familiares com leveza e profundidade, alcançando estudantes da rede pública
A adolescência é colocada no centro do palco no espetáculo “Descolados”, da Cia Stars, que percorre quatro cidades de Goiás — Goiânia, Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás e Anápolis — entre os meses de abril e maio. Voltada para o público adolescente, a peça trata de temas urgentes como bullying, conflitos familiares e o Transtorno do Espectro Autista (TEA), apostando em uma abordagem sensível e bem-humorada para discutir o que muitas vezes permanece invisível nos corredores das escolas.
A circulação começa nessa quinta-feira (10), em Goiânia, com sessões gratuitas e acessíveis voltadas a estudantes de escolas públicas e pessoas com deficiência. Criada e dirigida por Karol Martins, a peça tem como protagonistas os personagens Bernardo e Beatriz — vividos por Víctor Kerk e Patrícia Veruska — que enfrentam as dores e delícias da vida escolar, marcada por exclusões, rótulos e a busca por pertencimento.
Com sessões previstas também em Aparecida de Goiânia (29/4), Cidade de Goiás (15/5) e Anápolis (28/5), o projeto ainda contempla uma oficina de teatro para adolescentes em situação de vulnerabilidade, realizada entre os dias 5 e 9 de abril, na Vila Mutirão. A proposta da oficina é utilizar o teatro como ferramenta para fortalecer a autoconfiança, a comunicação e o trabalho coletivo.
A dramaturgia do espetáculo passou por reformulações após um episódio pessoal vivido pela diretora: o diagnóstico de autismo leve em seu sobrinho. A experiência revelou a urgência de tratar a inclusão com mais profundidade e representatividade. “Ele sofreu rejeição e isso abriu meus olhos. É impressionante como muitos adolescentes se reconhecem no personagem autista. A arte tem esse poder de acolher e dar voz”, compartilha Karol.
Com mais de 18 anos de atuação, a Cia Stars segue seu compromisso com a formação de público e democratização do acesso ao teatro, especialmente entre jovens que, muitas vezes, só entram em uma sala de espetáculo por meio do projeto “A escola vai ao teatro”.
Serviço
Espetáculo “Descolados” – Cia Stars
Goiânia
Quando: 10 de abril
Horário: 14h30
Onde: A definir (sessões para escolas públicas e PCDs)
Entrada: Gratuita
Aparecida de Goiânia
Quando: 29 de abril
Onde: Anfiteatro Cantor Leandro
Horários: 8h e 9h40
Entrada: Gratuita
Cidade de Goiás
Quando: 15 de maio
Onde: Teatro São Joaquim
Horários: 9h30 e 14h
Entrada: Gratuita
Anápolis
Quando: 28 de maio
Onde: Teatro Municipal de Anápolis
Horários: 9h30 e 14h
Entrada: Gratuita