Início da vacinação contra a gripe: veja quem pode se vacinar e onde receber a dose
Neste ano a imunização será trivalente, o que pode proteger dos vírus H1N1, H3N2 e Influenza
Começou nesta segunda-feira, 7 de abril, a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Em Goiás, o Governo do Estado e a Prefeitura de Goiânia lançaram oficialmente a campanha na manhã da última terça-feira, 1º de abril, na Unidade de Saúde da Família Conjunto Riviera.
A imunização começa voltada aos grupos prioritários e, neste ano, passa a integrar o Calendário Nacional de Imunização para algumas faixas etárias, com aplicação ao longo de todo o ano.
A vacina contra a Influenza de 2025 é trivalente, protegendo contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. Pode ser administrada juntamente com outras vacinas do calendário, sem prejuízo à eficácia. A meta é imunizar pelo menos 90% do público-alvo. Em 2024, a cobertura vacinal contra a gripe foi de 55,19% no Brasil e de apenas 48,67% em Goiás, número considerado preocupante.
O estado de Goiás já recebeu 672 mil doses em duas remessas iniciais, e, ao longo da campanha, deve receber mais de 2,8 milhões de doses do Ministério da Saúde. A campanha também contará com um Dia D de mobilização estadual, marcado para o dia 10 de maio, com a abertura extraordinária de postos de saúde em todo o estado.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), Goiás registrou 2.122 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) este ano, sendo 96 deles causados por Influenza. Ao todo, foram confirmadas cinco mortes por gripe, sendo quatro por Influenza A e uma por Influenza B.
Outros sete óbitos por SRAG ainda estão sob investigação. A vacinação, segundo as autoridades sanitárias, é a principal ferramenta de prevenção dessas formas graves da doença.
Grupos prioritários e imunização na capital
A vacina já está disponível para os seguintes grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, da educação, dos correios, pessoas com doenças crônicas ou deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e portuário, população privada de liberdade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta para que o público procure as unidades de saúde e mantenha a caderneta de vacina atualizada. Equipes realizarão a busca ativa de públicos vulneráveis e haverá ações de vacinação em escolas e comunidade.
Com 900 salas de vacinação espalhadas pelo estado, Goiás recebeu inicialmente 188 mil doses e deve receber um total superior a 2,8 milhões ao longo da campanha. A estratégia é manter a vacinação ao longo de todo o ano, aproveitando os atendimentos em unidades de saúde para ofertar a vacina.
Além disso, as secretarias estadual e municipais de saúde estão sendo orientadas a manter horários estendidos, campanhas de divulgação e parcerias com escolas e entidades.
De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o objetivo é garantir que o Brasil tenha “o maior e mais diverso sistema vacinal do mundo”. A expectativa é que, com a adesão da população, o país atinja a meta de imunizar pelo menos 90% dos grupos prioritários.
“O público prioritário que comparecer à unidade de saúde para qualquer atendimento terá a vacina de Influenza à disposição o ano todo”, afirmou o ministro.
A campanha nacional ocorre em duas fases: a primeira, agora em abril, nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste; e a segunda, em setembro, no Norte, devido ao período de maior circulação viral conhecido como inverno amazônico.
A vacina contra a gripe pode evitar entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos, segundo o Ministério da Saúde. A proteção é ainda mais importante para pessoas com saúde fragilizada ou com doenças crônicas.
Na capital, Goiânia, a vacinação acontecerá em 14 locais com funcionamento das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. Algumas unidades funcionarão também aos finais de semana e feriados.
Locais:
Distrito Norte:
- CIAMS Urias Magalhães
- CSF Jardim Guanabara I
Distrito Noroeste:
- USF Alto do Vale
- USF São Carlos
Distrito Sul:
- CMV (Centro Municipal de Vacinação)
- UPA Jardim América
Distrito Leste:
- UPA Chácara do Governador
- UPA Novo Mundo
Distrito Oeste:
- USF Vera Cruz II
- Cais Bairro Goiá
Distrito Campinas-Centro:
- CSF Leste Universitário
- CS Crimeia Leste
Distrito Sudoeste:
- Ciams Novo Horizonte
- CS Vila Boa
Leia mais: Aparecida realiza vacinação itinerante contra a raiva em cães e gatos; veja onde vacinar