O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Na Câmara dos Deputados

Bloco bolsonarista afirma ter 233 votos para anistia do 8/1

Aliados de Bolsonaro calculam que faltam 24 votos para aprovar urgência do projeto; PSD e União Brasil são os principais alvos de pressão, enquanto Motta evita pautar a matéria

Bruno Goulartpor Bruno Goulart em 9 de abril de 2025
Bloco bolsonarista afirma ter 233 votos para anistia do 8/1
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O bloco pró-Bolsonaro na Câmara alega ter conquistado 233 assinaturas a favor da anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, mas ainda precisa de mais 24 votos para emplacar o regime de urgência ao projeto. O PL, partido do ex-presidente, mobilizou 93% de seus deputados, mas o apoio do centrão segue abaixo do esperado: apenas 43% do PSD, 51% do União Brasil, 53% dos Republicanos e 59% do PP aderiram até agora.

A estratégia bolsonarista inclui pressionar governadores aliados – como Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Ratinho Junior (PSD-PR) – para influenciar suas bancadas.

Leia mais: Trump anuncia pausa de 90 dias em tarifas recíprocas, mas eleva taxas sobre China para 125%

No domingo (6), sete governadores participaram de ato na Avenida Paulista em defesa da anistia, sinalizando alinhamento com a pauta. A expectativa é que o apoio desses líderes estaduais acelere as adesões no Congresso, especialmente entre parlamentares do PSD e União Brasil, cujas bancadas estão divididas.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), tornou-se alvo de cobranças. Apesar de eleito com apoio do PL, Motta tem evitado pautar a urgência do projeto, receoso com o desgaste político. A pressão interna é liderada pelo líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), aliado do pastor Silas Malafaia, financiador dos atos pró-anistia.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também