Mabel entrega primeiras escrituras e lança programa para regularizar 40 mil moradias em Goiânia
Mais de 700 famílias foram beneficiadas com a entrega simbólica das escrituras durante o evento de lançamento do programa
O prefeito Sandro Mabel lançou nesta quarta-feira (9/4), no Paço Municipal, o programa Minha Escritura. A iniciativa visa garantir a segurança jurídica para famílias que residem em imóveis sem a documentação definitiva. Com uma meta de entregar mais de 40 mil escrituras até o final da gestão, mais de 700 famílias foram beneficiadas com a entrega simbólica das escrituras durante o evento de lançamento.
“Não tem ninguém mais importante do que quem vai receber a escritura, por isso hoje nós ficamos felizes em ver a alegria de vocês. Agora, ninguém mais ficará com medo de que sua moradia seja tomada”, afirmou o prefeito Sandro Mabel. Ao entregar as escrituras, Mabel relembrou com carinho o momento em que ele e sua esposa receberam sua primeira escritura. “Eu lembro a minha alegria, de quando eu abri a porta da minha casa e mostrei a escritura para a minha mulher”, afirmou.
O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Bruno Peixoto, também marcaram presença e destacaram a importância da parceria entre os governos municipal e estadual para o sucesso do programa. Daniel frisou que o Estado de Goiás anda de mãos dadas com a Prefeitura de Goiânia. “Goiânia voltou a ter gestão, voltou a brilhar”, afirmou o vice-governador ao destacar que Mabel é o prefeito com mais entregas de escrituras já no início do mandato.
Bruno Peixoto, por sua vez, enfatizou o trabalho conjunto que resultou na entrega das 700 escrituras. “O prefeito tem se dedicado dia e noite ao povo de Goiânia. A entrega dessas escrituras não é só uma formalidade, é a garantia de que a casa agora é sua”, afirmou o presidente da Alego. Secretário Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Juliano Santana destacou a determinação do prefeito Mabel. “Em apenas três meses, regularizamos mais de 3 mil imóveis e já entregamos 700 escrituras”, afirmou Santana.
Em nome dos vereadores, Anselmo Pereira discursou e lembrou as importantes parcerias entre a Câmara Municipal e a Prefeitura de Goiânia para viabilizar o programa. “Este é um dos maiores programas de regularização fundiária que já vimos em Goiânia. O trabalho conjunto entre a Câmara e a Prefeitura é essencial para que possamos transformar vidas e garantir o direito à moradia digna”, declarou.
A dona de casa Zélia Pereira de Sousa, moradora do Jardim do Cerrado 4, falou sobre o alívio após uma espera de 15 anos. “A gente se sente muito feliz, depois de tanto tempo correndo atrás, agora finalmente temos o nosso documento”, contou Zélia, emocionada. A funcionária pública Ingrid dos Santos Duarte esperou 40 anos pela regularização de sua escritura e também comemorou o novo ciclo com mais segurança para sua família. Ibelina da Silva Lima, aposentada, após 35 anos de espera, destacou o alívio ao ter a certeza de que seus filhos “terão mais tranquilidade no futuro”.