O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 14 de dezembro de 2025
aliados na prefeitura

Mabel nomeia aliados para vagas da sociedade civil em Conselho

Grupo compõem coordenador de campanha, advogado de defesa e vice-presidente da FIEG

João Reynolpor João Reynol em 14 de abril de 2025
2 foto Alex Malheiros Secom Goiania 2
Foto: Alex Malheiros/Secom Goiânia

No mesmo dia em que o prefeito de Goiânia Sandro Mabel (União Brasil) entregou a gestão para uma viagem para Europa, o gestor também nomeia o núcleo próximo para posições da sociedade civil do Conselho de Governo de Goiânia. O grupo foi criado no último dia 2 de abril segundo decreto publicado no Diário Oficial do Município com o instituto de aprimorar a eficiência e o alinhamento das políticas públicas da administração, mas contava apenas com membros do executivo e do legislativo. 

Agora, o colegiado conta com três próximos do prefeito que irão aconselhar a gestão, contudo, ainda resta uma nomeação segundo afirmado no decreto. Os nomes confirmados anteriores são: prefeito como presidente do colegiado, Sandro Mabel; a vice-prefeito, Coronel Cláudia Lira (Avante); o presidente da Câmara Municipal, Romário Policarpo (PRD); o Procurador-Geral do Município, Wandir Allan; a secretária de Governo, Sabrina Garcez (Republicanos); a secretária de Planejamento Urbano, Ana Carolina Nunes; o secretário de Fazenda, Valdivino de Oliveira; o secretário da Assistência Social, Eerizania Freitas (União Brasil).

Novos integrantes do Conselho de Governo

Um dos nomes presentes na lista é o coordenador de campanha de Mabel e Ronaldo Caiado (União Brasil), Paulo Ortegal, que também cooperou com a equipe de transição após a vitória no 2º turno. Ortegal já atuou como chefe de gabinete e ex-secretário de governo de Iris Rezende (MDB) durante a administração da Capital, além disso, atua como assessor especial de Caiado e é conselheiro aposentado do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO). 

Outro conselheiro confirmado é o advogado de campanha do gestor, Dyogo Crosara, que também atuou no processo de cassação da chapa de Mabel e na inelegibilidade de Caiado. Por exercer uma função que não é remunerada, Crosara ainda pode continuar na equipe de defesa de Mabel que deve seguir para a 3º instância como confirmado pelo O HOJE nesta sexta-feira. Crosara deve oferecer conselhos jurídicos em respeito às propostas de Mabel quanto à gestão.

Por último, o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado Goiás (FIEG), Flávio Rassi, também é cotado para assumir uma posição no Conselho. Vale lembrar que Mabel já foi presidente da associação antes de se candidatar para a prefeitura. Similar a Crosara, Rassi teria de abdicar da diretoria da FIEG para assumir um cargo oficial no município. Com a nomeação, Rassi é livre para integrar o Conselho, além de oferecer consultoria na Secretaria Municipal de Gestão de Negócios e Parcerias. 

Leia mais: ​UB vive impasse presidencial e se vê dividido em pelo menos três frentes

De acordo com o anúncio, o grupo segue modelos usados similarmente na esfera federal e tem um dos objetivos ampliar o diálogo com a sociedade civil. “A proposta busca ampliar o diálogo entre governo e sociedade, garantindo que decisões estratégicas sejam amplamente debatidas antes da implementação, promovendo maior participação popular, transparência e redução de riscos”.  

Além disso, a participação do grupo é considerada prestação de serviço público relevante, não remunerado, e não gera impedimentos ou incompatibilidades com as atividades profissionais dos integrantes.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também