O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
setor de tecnologia

Inclusão feminina cresce na tecnologia, mas ainda enfrenta desafios

Especialista destaca avanços e importância da diversidade

Luana Avelarpor Luana Avelar em 27 de abril de 2025
mulheres na tecnologia 480x200 1

A participação feminina em cargos de liderança no setor de tecnologia vem avançando de forma consistente, mas ainda enfrenta importantes desafios. É o que aponta Tatiana Porto, Chief of People Office (CPO) da NAVA Technology for Business, em artigo que analisa o cenário atual e os caminhos para ampliar a inclusão.

Historicamente dominado por homens, o setor de Tecnologia da Informação (TI) registra avanços expressivos nos últimos anos. Segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e Tecnologias Digitais (Brasscom), a presença de mulheres em cargos de diretoria e gerência atingiu 35,6% nos últimos cinco anos.

“Esse avanço não ocorre de forma abrupta, mas é resultado de um progresso contínuo que começa na formação das meninas e vai além do mundo empresarial”, afirma Tatiana Porto. Ela destaca a importância de incentivar desde cedo o interesse das meninas pelas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), com o apoio de famílias e escolas.

O papel dos programas de incentivo e das grandes empresas

Tatiana ressalta ainda a importância de programas de incentivo para a entrada feminina no setor tecnológico. “Essa iniciativa é apoiada por grandes nomes da indústria, como a Microsoft, que oferece cursos gratuitos direcionados exclusivamente para mulheres de forma recorrente”, explica. Para ela, players comprometidos com a formação de novos talentos terão papel central na redução do déficit de profissionais de TI, que pode ultrapassar 500 mil vagas até 2025, conforme estimativa da Brasscom.

Diversidade como vantagem competitiva

Além da ampliação da participação feminina, a especialista defende que a diversidade é também uma estratégia de crescimento para as empresas. Ela cita a pesquisa “Sem Atalhos”, da Bain & Company, que aponta que organizações com lideranças diversas têm maior potencial de êxito, sendo, em média, 1,8 vezes mais reconhecidas como proativas e voltadas para geração de valor.

A diversidade também impacta positivamente a produtividade. “A adição de 10% na diversidade de gênero está associada a um crescimento de quase 5% na produtividade das empresas”, cita Tatiana, referindo-se ao estudo “Ações Afirmativas no Mundo Corporativo”, do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR).

Segundo a executiva, outros benefícios da diversidade incluem maior diversidade de competências nas equipes, melhoria no clima organizacional e redução da rotatividade — aspectos especialmente relevantes em um mercado competitivo como o de tecnologia.

Desafios e o futuro da inclusão

Apesar dos avanços, Tatiana Porto alerta que a luta contra os estereótipos de gênero ainda é necessária. “A evolução da diversidade no setor de tecnologia representa um desenvolvimento notável, mas a busca por equidade precisa continuar”, afirma. Para ela, garantir a equidade em números é apenas parte do desafio; é fundamental criar um ecossistema onde mulheres se sintam acolhidas, respeitadas e valorizadas.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também