Príncipe Harry diz que rei Charles não fala mais com ele; “Eu adoraria me reconciliar”
Tribunal rejeita recurso do príncipe, que acusa o “establishment” britânico
O príncipe Harry afirmou em entrevista à BBC que deseja uma reconciliação com a família real britânica. A declaração ocorreu logo após a Justiça do Reino Unido rejeitar mais um recurso apresentado por ele em disputa sobre seu nível de segurança pessoal no país. O duque de Sussex disse estar “devastado” com a decisão judicial e revelou que o pai, o rei Charles 3º, não tem mantido contato com ele por causa do tema.
Declaração de Príncipe Harry
Harry afirmou que perdoou os desentendimentos com membros da família e lamentou o distanciamento. “Eu adoraria me reconciliar com a minha família. Não adianta continuar brigando, a vida é preciosa”, declarou. O príncipe também demonstrou preocupação com o estado de saúde do pai. “Não sei quanto tempo meu pai ainda tem, mas ele não fala comigo por causa dessa questão da segurança.”
A disputa judicial gira em torno da proteção oficial que o príncipe deseja manter durante visitas ao Reino Unido. Ele deixou de ter direito à segurança integral após renunciar às funções como membro sênior da realeza e se mudar para os Estados Unidos, em 2020. Desde então, tenta reverter a decisão em instâncias judiciais.
Na entrevista, Harry afirmou que a forma como o processo foi conduzido expôs seus “piores medos”. Ele acusou o “establishment” britânico de articular contra ele e criticou a atuação do comitê Ravec (Proteção da Realeza e Figuras Públicas), responsável por decisões sobre segurança de membros da família real.
O príncipe alegou que o caso não foi encaminhado ao Conselho de Gestão de Riscos (RMB), como exigido pelas normas do próprio Ravec, o que teria prejudicado sua avaliação. O tribunal reconheceu que houve divergência em relação à política estabelecida, mas considerou a decisão “sensata”, em razão da complexidade do caso.

Na decisão de sexta-feira, os juízes consideraram que Príncipe Harry apresentou argumentos consistentes sobre os riscos enfrentados por ele e sua família. No entanto, afirmaram que o “sentimento de queixa” não constitui base legal para restaurar o benefício de segurança automática.
Harry também foi questionado se chegou a pedir ao rei que interviesse na disputa. “Eu nunca pedi a ele para intervir – pedi a ele para se afastar e deixar os especialistas fazerem seu trabalho”, disse. O duque reforçou que, nas atuais condições, não considera seguro retornar ao Reino Unido com a esposa e os filhos.
A entrevista foi concedida na Califórnia, onde Harry reside com Meghan Markle e os dois filhos do casal.