O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Confusão

Procurador da Câmara garante que não ameaçou chefe de gabinete com arma de fogo

Kowalsky Ribeiro emitiu nota de esclarecimento após confusão no estacionamento da Câmara Municipal

Thiago Borgespor Thiago Borges em 6 de maio de 2025
Procurador da Câmara garante que não ameaçou chefe de gabinete com arma de fogo
Foto: Divulgação

O procurador-geral da Câmara Municipal de Goiânia, Kowalsky Ribeiro, se defendeu das acusações de que teria ameaçado o chefe de gabinete do vereador Sargento Novandir (MDB) com uma arma de fogo, no estacionamento do prédio do parlamento municipal. O caso aconteceu na última segunda-feira (5).

A confusão aconteceu no estacionamento. Segundo Novandir, o procurador estacionou uma caminhonete atrás do carro do chefe de gabinete, que pediu para Ribeiro retirar o carro um instante, já que estava de saída do local. O vereador garantiu que a partir dali, o procurador já saiu portando a arma de fogo. Kowalsky nega a acusação.

Leia mais: Vereador se revolta após suposta ameaça do procurador da Câmara a chefe de gabinete

Leia a nota de esclarecimento do procurador da Câmara na Íntegra:

Em face das recentes alegações veiculadas na imprensa, venho a público esclarecer os fatos e reafirmar meu compromisso com a verdade e a legalidade.

No dia 5 de maio de 2025, nas dependências da Câmara Municipal de Goiânia, fui surpreendido, de forma desleal e covarde, com agressões verbais e ameaças em razão do exercício de minha atividade, na Advocacia Pública. 

A bem da verdade, é necessário esclarecer que, conforme imagens, reitero que em nenhum momento empunhei arma ou adotei qualquer postura que pudesse ser interpretada como intimidação. Alegações nesse sentido são absolutamente falsas e carecem de qualquer fundamento. 

Diante da gravidade da situação, bem como do desenrolar dos fatos durante o dia de ontem, e visando resguardar minha integridade física e moral, protocolizei pedido de medida protetiva junto às autoridades competentes. Tal medida se faz necessária diante de ações que configuram tentativa de intimidação e constrangimento no exercício legítimo de minhas funções como procurador da Câmara. 

Repudio veementemente qualquer tentativa de manipulação dos fatos com o intuito de desviar o foco de investigações em curso ou de comprometer a atuação independente e técnica da Procuradoria. Minha trajetória profissional sempre foi pautada pela ética, pelo respeito às instituições e pelo compromisso com o interesse público. 

Solicito ao Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil que acompanhe de perto os desdobramentos deste caso, garantindo que os princípios do devido processo legal e da ampla defesa sejam rigorosamente observados. Reitero minha disposição em colaborar com todas as apurações necessárias para o completo esclarecimento dos fatos. 

Cumpre ainda esclarecer que o porte da mencionada arma de fogo é regular, vez que amparado na devida e necessária autorização pela Polícia Federal, obtida, anteriormente, em razão de ameaças recebidas no exercício da atividade funcional – Advocacia Pública – conforme, inclusive, atestado pela autoria policial na data de ontem. 

Por fim, agradeço as manifestações de apoio e solidariedade recebidas, reafirmando meu compromisso com a verdade e com a justiça. 

Goiânia, 6 de maio de 2025.

Kowalsky do Carmo Costa Ribeiro

Procurador-Geral da Câmara Municipal de Goiânia

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também