Festival Curta Aparecida Transforma Aparecida de Goiânia em Vitrine do Cinema Nacional e Internacional
O evento de 14 a 16 de maio celebra a diversidade cinematográfica com mostras de filmes e oficinas formativas gratuitas, com foco na conexão entre arte, território e comunidade
A partir de 14 de maio, Aparecida de Goiânia se tornará o centro das atenções para o cinema nacional e internacional. O Festival Curta Aparecida, que acontecerá de 14 a 16 de maio, promete uma imersão cinematográfica gratuita, com o objetivo de democratizar o acesso à cultura e fortalecer a conexão entre cineastas, programadores e o público local.
O festival, que será realizado na Escola do Futuro Luiz Rassi, no Jardim Buriti Sereno, trará uma mostra não competitiva com filmes de diferentes partes do Brasil e do mundo. A escolha do bairro, o maior da América Latina em extensão geográfica, destaca a importância de levar políticas públicas de cultura e educação para as periferias. Segundo a organização, o festival visa “iluminar” a região com a força do audiovisual e promover um espaço de encontro e troca entre os envolvidos com o cinema.
Além da exibição de filmes, o Curta Aparecida se desdobra em ações formativas e sociais. O festival conta com o apoio da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal e a Secretaria Municipal de Cultura de Aparecida de Goiânia. “Mais do que exibir filmes, o festival é um espaço de conexões reais entre arte e território”, comenta Pablo Lopes, organizador do evento.
Mostras e Programação
O Curta Aparecida será dividido em três mostras: Mostra Aparecida, Mostra Documentário e Mostra Animações. A Mostra Aparecida traz produções locais, como documentários e filmes realizados com recursos da Lei Paulo Gustavo, com destaque para o documentário “Terrão – Paixão pela Várzea”, que celebra a paixão pelo futebol de várzea goiano.
A Mostra Documentário e Ficção apresenta obras como “Confluências”, que mergulha nas cosmologias quilombolas, e “Luis”, um retrato comovente da vida nas periferias brasileiras. Já a Mostra Experimental e Animação traz uma reflexão sobre os impactos da desindustrialização em “Memórias da Desindustrialização” e o curta de animação “A arte de morrer ou Marta Díptero Braquícero”.
Oficinas e Formação
O Curta Aparecida também se destaca por seu caráter formativo. Oficinas de “Stop Motion em sala de aula: narrativas em movimento” capacitarão professores de escolas públicas para utilizarem o cinema como ferramenta pedagógica. Além disso, haverá uma formação para a constituição de cineclubes em Pontos de Cultura da cidade, com foco na história do cineclubismo e práticas de curadoria e exibição.
Serviço:
- Festival Curta Aparecida
- Datas: 14 a 16 de maio
- Local: Escola do Futuro Luiz Rassi (R. Raínha Elisabete, S/N – Jardim Buriti Sereno, Aparecida de Goiânia)
- Ingressos: Gratuitos (não é necessária a retirada)
- Outras ações:
- Formação para cineclubismo: Ponto de Cultura Coletiva Preta (17h às 21h) / Ponto de Cultura Vila Alzira (8h às 12h) / Ponto de Cultura Rosa dos Ventos (17h30 às 21h30)
- Encontro de Gestão Cultural: Criatividade e Inteligência Artificial
- Oficinas Stop motion em sala de aula: Colégio Estadual José Bonifácio / Escola Mun. de Tempo Integral Professora Vinovita Guimarães da Silva / Escola do Futuro Luiz Rassi
Para mais informações, acesse @curtaparecida.