O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025
Trama golpista

PGR defende manutenção de Braga Netto em prisão preventiva

Réu por golpe de Estado, ex-ministro da Defesa está preso desde 14 de dezembro de 2024

Thiago Borgespor Thiago Borges em 20 de maio de 2025
PGR defende manutenção de Braga Netto em prisão preventiva
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Procuradoria-Geral da República (PGR) defendeu nesta terça-feira (20) que o ex-ministro da Defesa, general Walter Braga Netto, continue preso preventivamente. 

Braga Netto está preso desde 14 de dezembro de 2024. A Polícia Federal (PF) acusou o general de tentar obstruir as investigações da existência de um complô que planejava um golpe de Estado em 2022, no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). As suspeitas da PF acontecem, principalmente, pela tentativa de contato de Braga Netto com o delator do caso, o tenente-coronel Mauro Cid. 

A defesa do general reiterou o pedido por soltura, após ele se tornar réu por tentativa de golpe de Estado no Supremo Tribunal Federal (STF). Entretanto, a PGR entende que existe um risco de que o aliado de Bolsonaro volte a atrapalhar as investigações. 

Leia mais: Ação desumana de Mabel contra população de rua desgasta gestão

Em manifestação enviada ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou: “O oferecimento de denúncia não afasta automaticamente o perigo de interferência indevida na instrução criminal, que sequer foi iniciada e cujo curso regular deve ser resguardado até a sua conclusão”.

O ex-ministro da Defesa é réu junto com o núcleo 1, conhecido como núcleo duro da tentativa de golpe — que inclui Bolsonaro e aliados próximos.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também